Fazer faculdade ou não: tire aqui todas as suas dúvidas sobre o assunto!
fazer faculdade fazer faculdade

Dúvida em fazer faculdade ou não? Entenda como ela pode te levar mais longe!

6 minutos para ler

É muito comum não saber o que fazer nos últimos anos do Ensino Médio. Surgem dúvidas como sobre para qual curso prestar vestibular, em quais instituições tentar ingressar e até mesmo decidir fazer faculdade ou não. Porém, antes de uma decisão final, é importante analisar bem as duas opções para ter certeza de que a sua decisão é, de fato, a melhor para o seu futuro profissional e, é claro, pessoal.

Para ajudar você nessa tarefa, nós preparamos este post com as principais razões para que você faça uma faculdade. Do crescimento pessoal até a realização profissional, os benefícios de realizar um curso superior são inúmeros. Em um universo cada vez mais acirrado, é importante utilizar as opções disponíveis para se destacar em meio a tantos estudantes buscando um lugar no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre as vantagens de fazer faculdade? Então, é só continuar a leitura e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. No fim, temos certeza que você vai decidir pensar mais um pouco sobre a possibilidade de ingressar em um curso de graduação!

Por que fazer faculdade é importante?

Para se ter sucesso na vida profissional e pessoal, a faculdade é, sem dúvidas, o melhor caminho. Porém, vivemos em uma sociedade muito competitiva, com vagas sendo disputadas em diversas e longas etapas de entrevistas, por exemplo, com cada detalhe dos currículos e experiências anteriores sendo analisado.

Por isso, qualquer formação extra pode fazer a diferença entre um “sim” e um “não” durante uma entrevista de emprego. O mesmo pensamento vale também para a vida pessoal. Afinal, decidir antes mesmo dos 18 anos qual carreira seguir ou então qual é a profissão dos seus sonhos é uma tarefa muito complicada. Porém, acredite, fazer faculdade também pode ajudar você nessa decisão.

Quais são os benefícios de fazer faculdade?

Para não restar dúvidas sobre a importância de realizar um curso de graduação, separamos os principais benefícios para o seu futuro. Confira:

Realização pessoal e início da vida adulta

Finalizar uma etapa em sua vida é sempre um motivo para celebrar, certo? O final do Ensino Médio é o fim de um período de muitas experiências e aprendizados. É preciso, porém, encontrar outras motivações e objetivos em sua vida, caso contrário, você vai ficar estagnado no mesmo local, enquanto outros colegas se desenvolvem e evoluem.

Fazer faculdade não é pensar apenas no seu futuro profissional, mas também nas suas metas pessoais. Afinal, é a chance, por exemplo, de:

  • sair da casa dos seus pais pela primeira vez, habituando-se com as primeiras responsabilidades da vida adulta;
  • procurar por estágios em diferentes empresas e começar a vida profissional;
  • conhecer diferentes cidades e buscar novos desafios.

Enfim, fazer faculdade é uma forma de expandir seus conhecimentos e, mais importante, iniciar a sua formação como cidadão.

Powered by Rock Convert

Mais chances no mercado de trabalho

Como falamos, o mercado de trabalho é cada vez mais concorrido, por isso é fundamental buscar formas de se tornar um profissional mais capacitado. A faculdade é a melhor opção para essa situação. De acordo com uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, apenas 14% da população entre 25 e 64 anos concluiu o Ensino Superior. Portanto, você fará parte de um grupo privilegiado e com maiores chances de sucesso na carreira profissional ao fazer uma faculdade.

Além de ser um diferencial para conseguir uma vaga ou não no disputado mercado de trabalho, um diploma de graduação significa também um maior reconhecimento financeiro por parte das empresas. O mesmo estudo da OCDE indica que os profissionais entre 25 e 64 anos que possuem o Ensino Superior completo recebem, em média, 141% a mais do que os trabalhadores que só concluíram o Ensino Médio. Bastante atrativo, certo?

Aprendizado não apenas nas salas de aula

Diferentemente dos ensinos Fundamental e Médio, o Ensino Superior possui uma dinâmica totalmente diferente. Além de se concentrar em assuntos que estão diretamente relacionados com o curso e a área de atuação, o ambiente é muito diferente, assim como a relação com outros alunos e professores, oferecendo maior liberdade — e também responsabilidades — para você.

É uma experiência enriquecedora por conta, principalmente, do contato constante com muitas pessoas de origens e perfis diferentes, o que pode contribuir muito para a sua formação não só como profissional, mas como cidadão também. No ambiente da faculdade, você vai conhecer novas e diferentes culturas. Afinal, se você passou os últimos anos com os mesmos colegas de sala, variar um pouco talvez seja opção interessante.

Fazer faculdade pode ajudar você a encontrar a sua paixão profissional

Muitas das dúvidas que surgem nesse período da vida do estudante são geradas pela incerteza de qual carreira seguir. Essa decisão não é nada simples, e escolher uma profissão pode ser um processo complexo. Porém, isso não pode fazer com que você simplesmente desista de fazer alguma faculdade. É importante lembrar que a decisão, apesar de muito importante, não é definitiva, pois você pode mudar de curso após alguns períodos em determinada graduação, por exemplo.

Além disso, ao limitar as suas opções de curso às áreas nas quais você possui maior interesse, você vai entrar em um universo que aborda, principalmente, temas com os quais você está mais familiarizado, facilitando o aprendizado e até mesmo a visualização do seu futuro profissional. Ao se matricular no curso de Enfermagem, por exemplo, você pode, com o tempo, perceber que prefere trabalhar com Odontologia ou mesmo Nutrição e mudar de área.

Pode, ainda, finalizar a graduação e, em seguida, procurar por uma especialização. Se formou em Nutrição, mas é apaixonado por esportes e quer trabalhar na área? Faça uma pós-graduação em Nutrição Esportiva, por exemplo. A faculdade ainda ajuda a guiá-lo em relação a qual caminho seguir no seu futuro como profissional, nunca limitando as suas opções.

Portanto, escolher fazer faculdade pode ser uma decisão importante em sua vida. Como mostramos neste post, as vantagens de ingressar em um curso superior são muitas e contribuem positivamente para a sua formação como profissional e cidadão. Por isso, pense mais um pouco antes de fazer uma escolha definitiva, ok?

Ficou claro, então, como fazer faculdade pode trazer inúmeros benefícios para a sua carreira profissional e também para que você consiga realizar os seus objetivos pessoais, né? Agora, que tal conferir como descobrir a profissão ideal de acordo com a sua vocação?

Posts relacionados

Deixe uma resposta