ENEM: saiba tudo sobre o principal vestibular do país!
enem enem

Por que fazer o Enem? Saiba tudo sobre o principal vestibular do país

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Se você está no Ensino Médio, especialmente no último ano, já deve ter começado a se preparar para fazer o Enem. A prova costuma gerar grandes expectativas, tanto por parte dos estudantes, quanto da escola e dos familiares.

Mas você sabe por que é tão importante se dar bem nesse exame? Ou será que está apenas seguindo as instruções dos seus pais e professores, que estão ansiosos para vê-lo tirando uma boa nota?

Neste post, você finalmente vai entender como o Enem pode influenciar o seu futuro, além de conferir algumas dicas para alcançar um excelente resultado. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

Afinal, o que é o Enem?

Criado pelo Ministério da Educação em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinha, a princípio, apenas o objetivo de avaliar a performance dos alunos do Ensino Médio e, consequentemente, a qualidade da educação básica no nosso país. A partir de 2009, no entanto, a prova passou a ser um critério de seleção para o ingresso dos estudantes no Ensino Superior.

Dividida em duas partes, que são aplicadas em dias diferentes, a prova do Enem é composta por uma série de questões de múltipla escolha que contemplam as seguintes áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática.

Além disso, o exame inclui a elaboração de uma redação dissertativo-argumentativa que tem grande peso na nota final.

Qual é a importância do Enem para o seu futuro?

Como dissemos, o Enem deixou de ser apenas uma forma de mensurar a qualidade da educação como um todo para se tornar o maior vestibular do Brasil. A nota obtida nessa prova tem sido utilizada como critério de seleção por uma imensa quantidade de Instituições de Ensino Superior de todo o país.

Assim, fica mais do que evidente que o Enem é fundamental para que você continue seus estudos após o fim do Ensino Médio. A nota não é somente uma comprovação de que você assimilou os conteúdos das aulas, mas sim uma etapa essencial na realização dos seus sonhos. Nos tópicos seguintes deste post, você vai perceber como isso acontece na prática.

Como o Enem pode ajudar você a ingressar em universidades públicas?

Atualmente, as universidades públicas selecionam os alunos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um sistema informatizado do MEC que oferece vagas aos estudantes que fizeram o Enem. São realizados dois processos seletivos por ano, um para cada semestre letivo.

O funcionamento do Sisu é bastante simples: as universidades ofertam as vagas, de acordo com as disponibilidades dos cursos, e os estudantes se inscrevem pela internet. É possível escolher até duas opções de cursos, em qualquer instituição de ensino de sua preferência. Também há a possibilidade de optar pelas vagas de ampla concorrência ou pelas vagas destinadas a grupos definidos pelas políticas de cotas.

Em seguida, é só ficar atento às notas de corte dos cursos escolhidos — que é a nota mínima que você precisa para ser selecionado. Caso seja necessário, ainda dá para trocar de curso enquanto o prazo de inscrição estiver correndo. Depois disso, é só esperar o resultado e já ir pensando na comemoração!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

O Enem também é aceito por universidades privadas?

O Enem é tão relevante no cenário da educação que até as faculdades e universidades privadas já se renderam a ele. Para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com as mensalidades, o Enem é a chave para ingressar nessas instituições de ensino. O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda, por meio de um sistema de inscrição semelhante ao do Sisu.

Muitas universidades privadas também dão ao estudante a opção de utilizar a nota do exame em vez de fazer o vestibular da própria instituição. Esse procedimento é conhecido como ingresso direto, uma vez que basta apresentar o desempenho no Enem e fazer a matrícula.

Naturalmente, alguns critérios são adotados para aceitação do aluno, como uma nota mínima exigida ou até o peso de cada campo do conhecimento abordado no exame em relação ao curso escolhido. Por exemplo, para um curso das Ciências Exatas, como Engenharia Civil, a nota obtida em Matemática pode ser mais importante do que a obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Outra maneira de entrar em universidades particulares com a ajuda do Enem é por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pelo MEC para facilitar o acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever no programa, você precisa de uma média igual ou superior a 450 pontos, além de nota acima de zero na redação.

Como fazer uma boa prova?

Agora que você já sabe como o Enem abre as portas do Ensino Superior para você, é hora de se preparar para garantir uma boa nota na prova. Por isso, não perca as nossas dicas!

Fique atento aos prazos

Existe uma série de datas que são primordiais: abertura do edital, período de inscrição, divulgação do cartão de confirmação com o local da prova, dias de aplicação do exame, entre outras. Essa, talvez, seja uma das etapas mais importantes, à qual você deve dar o máximo de atenção para evitar perder os prazos. Além disso, você ainda vai conseguir se programar melhor para estudar.

Monte um plano de estudos

O MEC costuma divulgar não só o edital, mas também uma lista dos conteúdos que fazem parte de cada uma das áreas do conhecimento abordadas na prova. Com isso, você pode montar um planejamento para conseguir estudar tudo até o dia do exame.

Escreva bastante

A redação é um elemento essencial do Enem. Por isso, conheça bem a estrutura do texto dissertativo-argumentativo — introdução, desenvolvimento e conclusão —, pratique muito a sua escrita e fique por dentro dos principais temas da atualidade. Assim, você vai conseguir elaborar uma redação nota 1000 no Enem.

Faça simulados

Um jeito muito eficiente de se familiarizar com a prova do Enem é fazer simulados. Algumas escolas já introduziram essa atividade na rotina dos alunos do Ensino Médio, mas você ainda pode praticar mesmo que essa não seja a sua realidade. É só tentar responder as provas dos anos anteriores, que são facilmente encontradas na internet.

É natural ficar um pouco ansioso conforme o dia do Enem se aproxima, mas pode ficar tranquilo. Se você se preparar bem, o resultado vai refletir a sua dedicação, e você vai obter a nota que precisa para ingressar na universidade e alcançar os seus objetivos.

Viu como o Enem é imprescindível para o seu futuro? Deixe um comentário contando para a gente como você está se preparando para essa prova e qual faculdade pretende cursar! Seu sonho acadêmico está ao seu alcance!

graduação-semipresencialPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta