Escolher um curso de pós-graduação: o que levar em consideração?
Escolher um curso de pós-graduação Escolher um curso de pós-graduação

4 coisas que você deve levar em consideração na hora de escolher um curso de pós-graduação

6 minutos para ler

Estar sempre atualizado é uma exigência que quem deseja permanecer no mercado de trabalho precisa atender. Uma boa maneira de fazer isso é continuar os estudos depois de se formar na faculdade. No entanto, para alcançar os resultados esperados, é necessário ter alguns cuidados na hora de escolher um curso de pós-graduação.

Profissionais com título de especialista no currículo conseguem se destacar diante dos recrutadores, o que os leva a preencher as melhores vagas, recebendo os salários mais altos. Além disso, ainda são mais valorizados dentro da empresa e alcançam promoções. Tudo isso só reforça como a pós-graduação tem o potencial de alavancar carreiras.

Para entender quais são os fatores que você precisa levar em conta ao escolher um curso de pós-graduação, não deixe de acompanhar este post. A seguir, você vai entender perfeitamente do que estamos falando. Confira!

1. Objetivos profissionais

Cursos de especialização são recomendados para profissionais que querem adquirir novas habilidades e competências que possam ser aplicadas no mercado. Assim, o primeiro ponto a ser considerado nesse processo de escolha é o que você pretende alcançar com a pós-graduação.

Se o que você almeja é subir alguns degraus na sua carreira, esse realmente é o caminho certo. Afinal, o curso vai torná-lo mais capacitado, e isso vai resultar em mais oportunidades e reconhecimento no mercado de trabalho. Outra vantagem é que uma especialização também pode ajudá-lo a adquirir conhecimentos para trabalhar em um campo específico da sua área de atuação.

Por exemplo, um médico veterinário pode fazer uma especialização em Clínica e Reprodução de Bovinos e passar a trabalhar no mercado da pecuária. Ou um engenheiro civil pode fazer uma especialização em Engenharia Legal e atuar como perito, elaborando pareceres técnicos e laudos de Engenharia em ações judiciais.

2. Mercado de trabalho da área

Outro fator importante é conhecer o mercado no qual você vai seguir carreira. Nesse sentido, já ter uma experiência profissional contribui para uma melhor percepção de quais áreas são mais promissoras e quais habilidades podem fazer diferença no seu futuro.

A graduação oferece uma formação mais generalista, repleta de possibilidades de atuação profissional, enquanto a pós-graduação é um momento de direcionamento da carreira. Por isso, o curso escolhido precisa ser relevante para a área em que você atua.

Para engenheiros civis, por exemplo, são interessantes os cursos de:

Já para os profissionais formados em Administração ou Ciências Contábeis, alguns cursos trazem excelentes resultados — como os de:

3. Instituição de ensino

Esse é um ponto que merece uma análise cautelosa. Afinal de contas, você vai fazer um investimento de tempo e recursos financeiros e espera ter um bom retorno, certo? Todavia, isso dificilmente vai acontecer se você não selecionar um local adequado para conquistar sua especialização.

Powered by Rock Convert

São muitas as instituições de ensino divulgando seus cursos de pós-graduação a todo o momento, mas nem todas têm uma infraestrutura capaz de proporcionar as melhores condições de aprendizado aos seus alunos. Por esse motivo, antes de fazer sua escolha, é fundamental verificar o que a instituição tem a oferecer.

Para começar, as universidades costumam estar mais preparadas para ofertar esse tipo de curso do que as faculdades. Isso ocorre porque, para receber essa denominação, a instituição de ensino precisa atender a certos requisitos do Ministério da Educação (MEC), como a porcentagem do corpo docente que é formada por mestres e doutores, a quantidade de cursos ofertados e a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O ideal é que o seu diploma venha de uma universidade prestigiada, pois isso é bem-visto no mercado de trabalho. Assim, faça uma pesquisa para saber qual é a reputação da instituição no mercado e entre colegas da área que já ingressaram em cursos de pós-graduação.

A infraestrutura da universidade também deve ser avaliada. Ela precisa dispor de salas de aula amplas, recursos tecnológicos, laboratórios bem equipados e uma biblioteca com um excelente acervo.

4. Estrutura do curso

Por fim, a sua escolha só deve ser feita após uma minuciosa análise da estrutura dos cursos que você tem em vista. Não é suficiente apenas se identificar com o tema da especialização, pois outros detalhes precisam ser observados.

Um deles é o reconhecimento do curso pelo MEC — sem ele, o diploma não é válido. Outro fator importante é a qualificação do corpo docente. Normalmente, as universidades disponibilizam a lista de professores de cada curso, de modo que você pode pesquisar o currículo Lattes de cada um e, assim, verificar suas referências acadêmicas e profissionais.

A grade curricular do curso é mais um ponto que merece destaque. Observando os nomes das disciplinas, assim como suas ementas, é possível ter uma percepção mais realista do curso, o que vai permitir saber se você realmente se identifica com essa pós-graduação e se ela atende às suas expectativas.

Um diferencial bastante positivo de uma grade curricular é a possibilidade de fazer aulas práticas. Quando a universidade oferta esse tipo de experiência na pós-graduação, o aluno tem à sua disposição um aprendizado a mais, que só tem a contribuir para a sua qualificação e para a valorização do seu currículo no mercado de trabalho.

Algumas pessoas hesitam antes de decidir fazer uma especialização devido ao investimento financeiro necessário. No entanto, existem programas de pós-graduação que oferecem descontos na mensalidade aos alunos egressos da mesma instituição e até mesmo de outras, tornando esse tipo de curso muito mais acessível.

Além disso, deve-se levar em consideração que esse é um investimento que, em pouco tempo, traz um excelente retorno para a carreira do profissional. Se você seguir as nossas orientações ao escolher um curso de pós-graduação, esse retorno certamente chegará da forma esperada.

Para entender melhor como a pós-graduação pode alavancar a sua carreira profissional, continue acompanhando o nosso blog, pois temos outros artigos muito úteis para você. Agora, que tal deixar um comentário nos contando o que você acha de fazer uma especialização? Queremos saber a sua opinião!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta