Especialização e MBA: entenda as diferenças entre os dois!
Especialização e MBA Especialização e MBA

Especialização ou MBA? Saiba qual caminho seguir na pós-graduação!

6 minutos para ler

Ainda durante a graduação, é comum o estudante se interessar pela ideia de continuar os estudos depois de conquistar o diploma. Muitos fazem planos que envolvem desde cursos de especialização e MBA até mestrados e doutorados.

No entanto, quando o momento de colocar isso em prática finalmente chega, não são poucas as dúvidas em torno do assunto. Afinal, além de selecionar uma das várias opções de curso existentes, também é necessário decidir qual tipo de pós-graduação é o ideal para a sua carreira.

Por isso, se você quer entender de uma vez por todas como funciona esse tipo de formação, continue acompanhando este artigo. Com as informações que trouxemos, logo vai descobrir qual é o caminho certo para você!

Quais são os tipos de pós-graduação?

A primeira coisa que você precisa saber sobre as pós-graduações é que, inicialmente, elas se dividem em duas categorias: lato sensu e stricto sensu. Esses termos, que são expressões em latim, significam “em sentido amplo” e “em sentido restrito”, respectivamente.

As pós-graduações lato sensu focam no aperfeiçoamento profissional e englobam os programas de especialização e MBA. Os cursos stricto sensu, por outro lado, compreendem os mestrados e doutorados, indispensáveis para quem segue a carreira acadêmica.

A seguir, vamos conhecer melhor cada uma dessas opções de pós-graduação.

O que é especialização?

A especialização é um tipo de formação muito procurada por quem já está inserido no mercado de trabalho e deseja se aperfeiçoar. O curso capacita o profissional, fazendo com que ele se mantenha atualizado e, assim, consiga se destacar entre os concorrentes.

Segundo o Ministério da Educação, esse tipo de programa precisa ter um mínimo de 360 horas de duração. Normalmente, as aulas acontecem aos fins de semana, duas vezes por mês. Uma vez que o público-alvo é composto por profissionais, o formato do curso é pensado para facilitar a conciliação entre trabalho e estudos.

Cada especialização é voltada para um determinado tema que pode ser relevante para profissionais de diferentes áreas. A especialização em Libras, por exemplo, é interessante não só para os professores, mas também para qualquer pessoa que queira se preparar para se comunicar com os surdos sem o auxílio de um intérprete.

Assim, as especializações garantem novas habilidades e competências ao profissional, que pode usar esses conhecimentos para alavancar a carreira ou até para mudar de campo de atuação.

Com o título de especialista no currículo, fica mais fácil alcançar promoções dentro da empresa e conseguir oportunidades melhores, que resultam em salários mais altos e um maior reconhecimento no mercado.

Existem especializações sobre os mais variados temas. Veja, nesta lista, alguns exemplos de cursos e por quem eles geralmente são procurados:

Powered by Rock Convert

O que é MBA?

A sigla MBA vem do inglês Master in Business Administration. Com duração e formato similar ao da especialização, o MBA é uma pós-graduação lato sensu que também ajuda o profissional a se qualificar melhor para o mercado de trabalho.

Todavia, enquanto as especializações abrangem vários campos do conhecimento, o MBA é mais voltado para o ramo dos negócios. Por isso, recomenda-se que, ao buscar esse tipo de curso, o profissional já tenha alguns anos de experiência nesse mercado.

O MBA é ideal para quem almeja ascender no mundo corporativo, alcançando cargos de liderança e gestão. Também é uma excelente opção para quem se interessa por empreendedorismo, o que é muito comum entre os profissionais da área de negócios. Logo, é bastante procurado tanto por aqueles que estão em processo de crescimento na carreira, quanto por quem já está consolidado e reconhece a importância de se atualizar.

Contudo, não pense que o MBA deve ser buscado somente por pessoas formadas em Administração de Empresas. Os cursos são indicados, ainda, para profissionais de diversas áreas, como Economia, Contabilidade, Direito, Engenharia e, até mesmo, Psicologia e Zootecnia, entre várias outras.

Conheça, agora, alguns exemplos de MBA:

Como é possível perceber, a escolha do tipo de pós-graduação depende do foco da carreira do profissional. Assim, se o que você busca é aprofundar seus conhecimentos técnicos sobre um assunto específico, o mais adequado é a especialização. Se seu objetivo é se preparar para gerir uma empresa, então o MBA é a opção certa.

Por outro lado, se você tem um perfil mais acadêmico, o melhor caminho deve ser as pós-graduações stricto sensu, como veremos a seguir.

Mestrado e doutorado: o que são?

Essas são as pós-graduações que preparam o indivíduo para seguir na carreira acadêmica, atuando como professores do ensino superior e pesquisadores. Nesses cursos, o aluno aprofunda os conhecimentos em um tema relacionado à sua graduação, por meio da pesquisa baseada em métodos científicos.

O mestrado tem duração de dois anos, enquanto o doutorado dura, em média, quatro anos. É necessário que o aluno desenvolva um projeto de pesquisa e, ao fim do curso, apresente uma dissertação, no caso do mestrado, ou uma tese, se o curso for o doutorado.

Seja qual for o seu perfil, é inegável a importância de dar continuidade aos estudos após a graduação. O mercado de trabalho é um ambiente competitivo que exige dedicação por partes dos profissionais, especialmente daqueles que almejam as melhores posições.

Portanto, analise seus interesses e aspirações e selecione a modalidade de pós-graduação que melhor atende às suas necessidades. As diversas opções de especialização e MBA estão ao seu dispor, assim como os mestrados e doutorados. Por isso, não perca mais tempo e invista na qualificação que vai alavancar a sua carreira. Seu futuro profissional agradece!

Então, conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre os tipos de pós-graduação, principalmente quanto aos cursos de especialização e MBA? Deixe um comentário nos contando qual opção combina mais com você!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta