Buscar o bem-estar e a qualidade de vida da população em geral é o grande objetivo de quem trabalha no setor de saúde. A importância desses profissionais é inquestionável, principalmente se considerarmos que suas funções contribuem de forma direta para o aumento da expectativa de vida das pessoas.
Tanto é que o estudante da área da saúde já começa a desenvolver habilidades características desde o começo da graduação, como a empatia para se colocar no lugar do outro e o gosto pelas técnicas humanizadas de atendimento. Assim, é garantido que ele prestará um bom serviço à sociedade e será valorizado por isso.
Neste post, você verá qual é o perfil dos alunos desse setor, bem como o que é necessário para adquirir competências específicas e trilhar uma carreira de sucesso em profissões tão nobres. Continue a leitura e inspire-se!
Quais atuações estão dentro desse setor?
Geralmente, as graduações em Medicina e Odontologia são as mais procuradas quando se trata de fazer um curso na área da saúde. Porém, isso não quer dizer que as demais opções do ramo não sejam promissoras. Na verdade, todos os profissionais desse setor têm lugar cativo no mercado de trabalho, pois trabalham em prol da qualidade de vida em sociedade.
Bons exemplos são as graduações em Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, entre tantas outras atuações indispensáveis para o bem-estar social. A Psicologia é outro exemplo de curso que vem ganhando mais destaque na área, pois as pessoas começaram a entender a importância dos tratamentos psicológicos para a saúde mental.
Inclusive, muitos profissionais da saúde trabalham de forma conjunta, complementando suas funções. É comum que as equipes médicas tenham em seu quadro biomédicos, psicólogos e, claro, enfermeiros de plantão. Os educadores físicos, por sua vez, também trabalham junto a outros profissionais do ramo, como os fisioterapeutas e os nutricionistas.
Existe um perfil específico para atuar na área da saúde?
Em linhas gerais, sim. Como dissemos no início do post, a empatia é um dos principais atributos dos profissionais da área da saúde. Isso é bastante positivo para ambas as partes, pois permite ao profissional sentir-se grato pelo atendimento prestado e, por outro lado, possibilita que as pessoas atendidas se sintam acolhidas em momentos de dor.
Tanto é que a capacidade de ouvir o outro e a habilidade de se comunicar também são atributos necessários na compreensão das necessidades específicas de cada indivíduo, oferecendo o melhor atendimento possível. Até porque nem tudo o que funciona para uma pessoa trará bons resultados para todas as outras, certo?
A flexibilidade é outra característica de quem se interessa pelo ramo. Principalmente no caso da Medicina e da Enfermagem, os profissionais envolvidos sabem que muitas vezes precisarão abrir mão do próprio conforto para se dedicar aos plantões em clínicas e hospitais em horários alternativos. Contudo, serão muito bem recompensados por isso.
Mesmo existindo um perfil predominante para quem trabalha na área da saúde, é possível que o profissional tenha abordagens e condutas mais subjetivas ao longo de sua carreira. Isso acontece porque todos nós temos nossas próprias experiências e visões de mundo, interferindo no modo como conduzimos nossa vida profissional.
Quais são os aspectos comuns de estudantes da área?
Um aspecto comum entre os profissionais do ramo é o compromisso com a ética e a dignidade humana. Essa é uma virtude que todo estudante da área da saúde deve ter. Estamos falando de profissões que lidam diretamente com a manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas, portanto, negligências não serão toleradas. Em seguida, listamos outros atributos desse perfil.
Paixão pelos estudos
Tratando-se de uma área que está sempre em expansão, o estudante precisa se manter atualizado e em constante aprendizagem. Até porque há diversas pesquisas científicas sendo desenvolvidas no setor, obrigando os profissionais a aprofundarem seus conhecimentos e não pararem no tempo. Em algumas subáreas, como no mercado de estética, novas tendências surgem em uma velocidade ainda maior.
Interesse na área acadêmica
Essa característica tem muito a ver com o tópico anterior. Afinal, é na Academia que as pesquisas científicas são realizadas, evidenciando-se os resultados e ganhos para o setor. Além de acompanhar os avanços, é interessante que os alunos da área da saúde tomem gosto pela pesquisa e desenvolvam sua veia investigativa para que, futuramente, também possam testar novas hipóteses e descobertas.
Inteligência emocional
Muitas vezes, os profissionais da saúde trabalham sob pressão ou com grande demanda de atendimentos, o que pode gerar tensão, ansiedade e estresse na rotina. Por isso, é importante desenvolver equilíbrio emocional desde a graduação, possibilitando ao estudante se conhecer a fundo e descobrir quais são seus limites. Também é imprescindível cuidar bem do corpo, pois a saúde mental e física se complementam.
Dedicação e disciplina
Todo estudante da área da saúde precisa ter doses extras de dedicação e disciplina para construir uma jornada de sucesso. As graduações são exaustivas e envolvem uma carga horária bastante ampla, incluindo uma série de aulas práticas em laboratório e demandando bastante concentração. Por isso, assim que começar o seu curso, treine novos métodos de estudo para, gradativamente, tornar-se um aluno mais focado.
Como posso me preparar para chegar lá?
Ninguém nasce pronto. Portanto, se você tem o sonho de fazer um curso na área da saúde, o primeiro passo é contar com uma instituição de ensino renomada e com cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Esse certificado garante o desenvolvimento de competências necessárias para atuar de forma ética e correta nesse tipo de profissão que não permite negligências.
Como vimos, a responsabilidade social é uma das maiores exigências do perfil de um estudante da área da saúde. Afinal, os futuros profissionais, muitas vezes, precisarão lidar com procedimentos complexos no dia a dia de trabalho, além de tomar decisões rápidas sobre o que fazer em cada situação. Nesse caso, não dá para agir no improviso.
Portanto, não basta apenas ter um perfil adequado. Investir em uma formação de qualidade é algo indispensável na trajetória de um profissional bem-sucedido. Junto disso, naturalmente, virá a realização de trabalhar em algo que gosta e, ao mesmo tempo, poder contribuir para o bem-estar das pessoas na vida em sociedade.
Gostou do post? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e inspire mais pessoas a seguir uma carreira de sucesso!