Vale a pena estudar Enfermagem? Veja 4 motivos para investir na área - Blog Unipar

Vale a pena estudar Enfermagem? Veja 4 motivos para investir na área

6 minutos para ler

Os enfermeiros atuam em parceria com os médicos, promovendo a reabilitação dos pacientes para que eles se recuperem da melhor forma possível. Cuidado e atenção são as palavras-chave no trabalho desse profissional indispensável à área da saúde. Só por esse motivo, já podemos dizer que vale a pena estudar Enfermagem.

Afinal, sem o trabalho dos enfermeiros, etapas cruciais dos tratamentos médicos ficariam comprometidas, como a administração de remédios e a avaliação de avanços do paciente. Além de o mercado ser bastante promissor para a área, estamos falando de uma profissão muito gratificante do ponto de vista da responsabilidade social.

Portanto, se você está pensando em fazer esse curso superior, saiba que se trata de um ótimo investimento. Neste post, listamos 4 motivos para cursar Enfermagem e explicamos como funciona o curso. Confira!

Razões para estudar Enfermagem e entrar no mercado

1. Alta demanda por profissionais

Médicos e enfermeiros trabalham de forma complementar. Enquanto o setor médico é responsável pelo diagnóstico e prescrição do tratamento, o enfermeiro é quem cuida da evolução dos pacientes. Por isso, a demanda por esses profissionais é sempre constante no mercado, sobretudo para quem deseja trabalhar nas especialidades mais requisitadas dos hospitais, como Urgência e Emergência, Enfermagem Obstétrica e Cuidado Pediátrico e Neonatal.

No entanto, a oferta de vagas pode variar conforme as regiões geográficas do país. Nos grandes centros populacionais, por exemplo, as oportunidades de trabalho naturalmente serão maiores. Por outro lado, nos locais menos requisitados, a carência por profissionais especializados é maior, o que pode ser um impulso a mais para a sua carreira.

2. Diversas possibilidades de atuação

Uma das grandes vantagens da Enfermagem é que as possibilidades de atuação são enormes. Como vimos, a função básica dos enfermeiros é dar suporte e assistência durante os tratamentos médicos, intermediando o quadro clínico dos pacientes com a família, equipe médica e demais envolvidos, como fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.

Para além do trabalho clínico-hospitalar, os enfermeiros também podem atuar em domicílios, como consultores ou mesmo assumir cargos de gestão de serviços em variados níveis, de postos de saúde de bairro até grandes hospitais. Sobretudo em cargos de gerência, o foco de atuação se volta para o desenvolvimento e implementação de programas de educação e qualificação contínua de agentes de saúde.

A docência em Enfermagem é outro setor que tem atraído muitos profissionais do ramo, com foco na formação teórica e prática dos estudantes em cursos técnicos, faculdades e pós-graduações. Enfermeiros docentes também trabalham com pesquisa científica e descobertas relevantes para a área.

3. Ótima média salarial

A média salarial é outro fator que comprova por que vale a pena estudar Enfermagem. É claro que os níveis salariais são um pouco menores para profissionais em início de carreira, girando em torno de R$ 3.100,00, de acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho. Vale ressaltar ainda que os salários variam também conforme a região de trabalho e a complexidade dos procedimentos médicos envolvidos.

Porém, conforme a experiência adquirida e as formações complementares, os salários aumentam consideravelmente, podendo até dobrar o valor médio citado acima. Esse é o caso de quem assume cargos de gerência ou de quem pretende seguir carreira docente na área, especializando-se em cursos de mestrado e doutorado.

Powered by Rock Convert

4. Possibilidades de se desenvolver na carreira

Ao escolher uma profissão, é importantíssimo pensar em longo prazo. Hoje em dia, não basta finalizar o curso superior e achar que a formação se encerra por aí. Pelo contrário, se considerarmos os avanços tecnológicos e seus impactos na área da saúde, é fundamental que os enfermeiros invistam em uma formação continuada na área.

Nesse sentido, os cursos de pós-graduação sempre serão uma escolha muito inteligente para se especializar em um tema específico e se tornar um profissional referência naquele assunto. Isso alarga as possibilidades de trabalho e permite aos enfermeiros atingirem patamares mais elevados em suas carreiras, qualquer que seja o foco da atuação.

O curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem dura em média quatro anos. O principal objetivo é formar profissionais para atender as necessidades sociais dos setores de saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando a integralidade, a qualidade e a humanização do atendimento.

O contato com o ser humano, inclusive, é a base de trabalho desse profissional que, desde o início da graduação, já atua no atendimento à comunidade em unidades básicas e clínicas conveniadas, sempre com uma visão crítica, reflexiva e ética.

As melhores faculdades de Enfermagem são aquelas que colocam à disposição do aluno uma estrutura completa para a realização de aulas práticas e estágios curriculares. A metodologia de ensino abrange aulas em laboratórios de Semiologia, Anatomia, Microbiologia, Bioquímica, Fisiologia, Histologia e Embriologia, Farmacologia e Microscopia, entre outros essenciais para uma formação de qualidade.

Nos primeiros semestres do curso, a grade curricular envolve conteúdos mais gerais de Biologia, Anatomia, Citologia e Farmacologia, além de algumas disciplinas das Ciências Humanas como Psicologia, Sociologia e Antropologia aplicadas à saúde. Ao longo da graduação, os conteúdos vão ficando mais específicos, incluindo técnicas de atendimento de crianças, adultos e idosos, além de práticas de coordenação em centros cirúrgicos.

A grade curricular ainda contempla matérias relacionadas à saúde da mulher, saúde materno-infantil, saúde mental e atenção psicossocial. Disciplinas sobre ética, legislação e exercício profissional em Enfermagem também fazem parte do conteúdo programático, com o estudo aprofundado dos princípios de ética e de bioética, tanto em nível individual como coletivo, em todos os âmbitos de atuação dos enfermeiros.

Todos esses quesitos devem ser observados no momento de escolher um curso superior na área. Além de contar com uma boa infraestrutura, laboratórios de ponta e uma grade curricular abrangente, é importante que a instituição também tenha um corpo docente extremamente qualificado, reunindo professores com formação de mestrado e doutorado.

Tudo isso você encontra na Unipar, que também permite realizar o curso a partir do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil. Com tantas vantagens, fica fácil entender por que vale a pena estudar Enfermagem e investir nessa profissão com inúmeras possibilidades de carreira.

Ficou interessado? Então entre em contato conosco e conheça nosso curso!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta