Estudar online durante a quarentena. Como se adequar a essa realidade?

Estudar online durante a quarentena. Como se adequar a essa realidade?

6 minutos para ler

Estamos vivendo um momento difícil no mundo inteiro em virtude da Covid-19. A rápida proliferação do coronavírus é realmente assustadora e fez com que as pessoas tivessem que adotar mudanças em suas rotinas para preservarem a saúde. Uma delas foi passar a estudar online com a interrupção das aulas presenciais.

Durante a quarentena, as instituições de ensino fecharam suas portas para evitar aglomerações e o risco de transmissão. Então, a medida de estudar a distância foi a melhor solução para não ter que suspender os estudos por tempo indeterminado. A Unipar é uma das universidades que aderiu essa proposta.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para os alunos que não estão tão acostumados a estudar de casa e querem manter o foco nos estudos. Confira!

Crie uma rotina de estudos

Existem basicamente duas situações possíveis para quem está vivendo a quarentena: ter mais tempo livre ou perceber que o tempo ficou mais escasso. A segunda opção tem sido frequente para quem está precisando lidar com as tarefas domésticas, além de outros compromissos. Mesmo assim, “ganhamos” todo o tempo que costumávamos gastar fazendo atividades fora de casa, não é verdade?

De qualquer forma, quem tem tarefas para cumprir nesse período deve se organizar para não ser improdutivo. No caso dos estudantes, uma ótima dica é montar um cronograma com o que deve ser feito diariamente para facilitar o cumprimento de todos os afazeres.

Como o estudo a distância permite maior flexibilidade, a falta de organização é um grande risco. Ainda que os horários antigos não sejam mantidos, é essencial criar uma dinâmica para não ficar perdido e manter um bom rendimento. Portanto, estabeleça uma rotina para encaixar todas as suas prioridades e mantenha o ritmo de dedicação sem deixar tudo acumulado.

Dispense os pijamas

Talvez essa sugestão pareça um pouco boba, mas isso é algo que faz diferença para muitas pessoas. O fato de tirar o pijama e se arrumar para viver o seu dia (mesmo ficando dentro de casa) funciona como um gatilho para afastar a preguiça.

É claro que você não precisa se produzir como se fosse sair para a faculdade ou para trabalhar, vestindo sapatos ou outros acessórios desnecessários. Porém, colocar uma roupa confortável e deixar os pijamas para a hora do sono não deixa de ser uma maneira de tentar ativar a sua produtividade durante o dia. Além de mantê-los limpos para os momentos de descanso, você não fica o tempo todo com aquela sensação de que está preparado para tirar um cochilo, entende?

Tenha um local de estudos apropriados

Quem já viveu a experiência de estudar online provavelmente sabe que a praticidade de estar em casa não significa que qualquer lugar favorece o aprendizado. Ter um local apropriado para isso é praticamente uma necessidade, principalmente para conseguir se concentrar no que está sendo estudado e absorver o conteúdo.

O que estamos dizendo? Que não é impossível ler sentado no sofá ou na cama, mas que essa não costuma ser uma boa ideia. Assim como ficar em um cômodo movimentado e cheio de distrações também não deve facilitar o seu foco nos estudos. Esse deve ser um cuidado ainda maior nessa fase de quarentena, já que a sua casa pode estar mais movimentada.

Powered by Rock Convert

Por essas e outras razões, vale a pena procurar um ambiente tranquilo e organizado para cumprir com as suas tarefas acadêmicas nos horários predeterminados. Depois, fique livre para retornar ao convívio familiar ou para descansar nos locais mais confortáveis.

Use a tecnologia para aumentar a produtividade

Nada como contar com aliados para passar por essa adaptação de uma forma mais prática, concorda? Nesse caso, não tenha dúvidas de que a tecnologia será sua melhor companheira, até porque a internet está cheia de recursos para serem explorados.

A recomendação é fazer uma pesquisa de ferramentas que podem contribuir para a sua rotina. Aplicativos para estudar, ajudar na gestão de tempo, desligar as distrações na hora dos estudos, montar sua agenda virtual de tarefas, lembrar do que precisa ser feito a cada dia etc. São muitas alternativas e, com certeza, você vai encontrar opções úteis para o dia a dia.

Outra sugestão é usar as tecnologias com o objetivo de aprender. Que tal assistir a filmes, séries e documentários sobre assuntos relacionados com os estudos? Já que todo mundo vai ficar mais tempo em casa, os momentos de entretenimento podem ser conciliados com o aprendizado!

Conecte-se com seus colegas de sala

A falta de contato físico com outras pessoas tende a ser uma das maiores dificuldades enfrentadas nesse período. Como todo mundo precisa ficar resguardado e não há uma previsão certa de quando tudo isso vai acabar, os meios de comunicação tecnológicos são a única chance de manter os relacionamentos ativos.

Logo, não há motivo para deixar de ter contato com os colegas. Aproveite para conversar com eles sobre os estudos, tirar dúvidas e trocar dicas de como ser produtivo ao estudar online — conte o que funciona para você e peça indicações. Além disso, coloque o papo extra em dia para distrair um pouco a mente de tantas notícias negativas que estamos acompanhando a respeito da pandemia. Ficar muito isolado ou incomunicável não vai fazer bem para a sua saúde mental.

Faça pausas e curta os momentos de ócio

Por último, uma dica valiosa: descanse e não se cobre tanto. Isso não quer dizer que você pode deixar de lado as suas obrigações, inclusive porque quarentena não é férias — você já leu essa frase em algum lugar? É bom lembrar!

Contudo, não dá para negar que existe um certo peso por conta de toda a situação da doença, e isso é capaz de prejudicar a sua motivação ou rendimento. Sendo assim, inclua no seu cronograma algumas pausas para respirar, se distrair, conversar com outras pessoas ou simplesmente curtir o ócio.

Equilibrar as suas responsabilidades com lazer e descanso pode ser o segredo para manter-se produtivo. Afinal, o maior desafio desse período não é estudar online, mas continuar seguindo em frente mesmo com todas as dificuldades, certo?

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este post nas suas redes sociais para divulgar para os seus amigos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta