Ensino EAD: confira tudo sobre esse modelo de ensino! - Blog Unipar
estudos ead estudos ead

Estudos EAD: como ter planejamento e organização?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A revolução digital modificou não só o comportamento, mas a rotina da sociedade nos últimos anos. Agora, quase tudo é resolvido na internet, do pagamento de contas ao fechamento de um pacote de viagem. Além disso, o estudo EAD (a distância) cresceu vertiginosamente, ampliando o acesso ao ensino superior e a cursos de especialização, livres, de idiomas, preparatórios, etc.

De olho na sua preparação para o mercado de trabalho, apresentamos neste post dicas de como você deve agir para colher os benefícios dessa modalidade de ensino — que vem ajudando muita gente a investir no conhecimento. Acompanhe!

O que é o estudo EAD?

EAD é a abreviação para ensino à distância, ou seja, uma modalidade de ensino que se dá por meio das tecnologias educacionais — que contemplam vídeos, áudios, e-books, infográficos, lives, quizes, podcasts, entre outros tipos de materiais.

Trata-se de um setor que só cresce no Brasil. A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) estima que, até 2023, haverá mais alunos matriculados no ensino EAD do que nos cursos presenciais.

Isso acontece porque há inúmeras vantagens nessa modalidade, da economia de dinheiro à flexibilização, como vemos a seguir.

Quais são os benefícios do estudo EAD?

Estudar em qualquer local que tenha acesso à internet é uma grande vantagem por muitos motivos, e o primeiro deles é a tranquilidade.

O aluno não precisa pegar ônibus, metrô ou qualquer meio de transporte para chegar à faculdade. Isso significa um ganho exponencial na qualidade de vida.

Aliado a isso, podemos citar o fato de que o estudo EAD é mais barato se comparado ao presencial, afinal, os centros educacionais economizam com energia, aluguel de polos, água, etc.

Existe ainda a vantagem da otimização do tempo — pois o aluno não tem que se desgastar no trânsito — e a flexibilização dos horários — permite mais autonomia na rotina do estudante.

O conforto também não pode deixar de ser citado, pois, é possível assistir às aulas de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

A liberdade, no entanto, vem aliada à disciplina para manter a produtividade. Sendo assim, a organização é essencial nessa modalidade, sem falar no planejamento.

Como ter organização e planejamento no estudo EAD?

Engana-se quem pensa que o estudo EAD não exige organização e planejamento. Pelo contrário: muitas vezes essa modalidade é mais “puxada” para os alunos em comparação à presencial ou à semipresencial.

Se o estudante não seguir um roteiro diariamente, pode se complicar com o acúmulo de tarefas, e isso gera problemas.

A primeira dica é planejar o seu dia e a sua semana. Como cada pessoa tem demandas diferenciadas no dia a dia, é necessário estabelecer prioridades para dar conta de todas as tarefas.

Em relação ao estudo EAD, é preciso reservar algumas horas do dia para assistir às aulas e para estudar. Isso significa que a procrastinação não tem vez na rotina do aluno EAD.

A organização é fundamental para manter a fluidez no dia a dia. Além disso, ela faz com que o tempo seja um aliado, e não inimigo, gerando bem-estar e o sentimento de dever cumprido.

Na prática, existem outras iniciativas que devem ser seguidas à risca. Veja algumas delas a seguir.

Powered by Rock Convert

Tenha um lugar de estudo confortável

Apesar de todas as facilidades do estudo EAD, dificilmente você vai assimilar os conceitos transmitidos nas videoaulas se tiver muitas distrações ao seu redor.

Dessa maneira, reserve um espaço na sua casa que seja bem confortável, silencioso e que esteja distante da TV, das redes sociais e de outras distrações. Essa é uma dica imprescindível para auxiliar na concentração.

Além disso, tenha uma mesa e uma cadeira ergonômicas para evitar dores nas costas ou outros incômodos — que podem acabar se tornando um problema para a sua saúde.

Organize o tempo

O tempo precisa ser seu aliado. Para que isso aconteça, o planejamento e a organização são fundamentais.

Trace metas e objetivos para sempre manter a motivação na busca por melhores resultados. Sendo assim, monte um cronograma e siga-o à risca.

Um exemplo disso pode ser: terça-feira assistir a X aulas e completar os Y exercícios, além de fazer o trabalho Z. É importante sempre manter o ritmo dos conteúdos repassados pelos professores.

Evite distrações

A primeira delas é abrir muitas abas no computador. Mantenha distância das mídias sociais e coloque seu celular no modo silencioso. Dessa forma, você vai evitar a checagem das mensagens que chegam a todo instante — aspecto negativo para a concentração.

Evite deixar que os pensamentos tomem conta das suas ações. Concentre-se nas aulas ou nas leituras. Outro ponto é não transitar nos cômodos da casa, como a cozinha.

Uma boa dica é contar com algum líquido ao seu lado, como água, chá ou suco, pois manter a hidratação ajuda na concentração.

Fuja da procrastinação

Para não viver em clima de desespero, não deixe tudo para a última hora, senão a sua vida vai se transformar em uma verdadeira montanha-russa.

Evite a ansiedade e o estresse fazendo tudo ao seu tempo. Tendo organização e planejamento no estudo EAD, certamente a sua rotina vai ficar bem mais prazerosa.

Outro ponto favorável é que há ganhos exponenciais no rendimento, tonando o estudo mais efetivo. Assim, as suas notas sempre vão estar em níveis de excelência.

Tire todas as suas dúvidas

Um erro muito comum entre os estudantes é deixar a vergonha tomar conta de uma dúvida. Lembre-se que os professores são condutores do seu aprendizado e estão ali para ajudar, então não fique com dúvidas.

Se tiver algum ponto que você não entendeu, encaminhe a pergunta ao professor e não deixe de fazer os exercícios solicitados.

Como escolher uma instituição de credibilidade?

O estudo EAD exige dedicação, planejamento, organização e muita disciplina. Para você não se frustrar com o curso superior, a dica é escolher uma instituição de renome. Veja se ela é credenciada pelo Ministério da Educação e se é bem avaliada no mercado, permitindo o ingresso com a nota do Enem.

Observe ainda as ferramentas disponibilizadas no ensino EAD, se há aulas ao vivo, se as gravações são de boa qualidade, se a plataforma é funcional e se os professores têm mestrado e/ou doutorado. Analise ainda as formas de ingresso e as graduações disponíveis com suas respectivas cargas horárias.

Ao seguir as nossas dicas, certamente o estudo EAD vai ser muito vantajoso na sua vida, transformando sonhos em realidade.

Quer garantir a sua vaga no vestibular e ingressar em uma faculdade EAD? Conheça o nosso plano de estudos!

graduação-semipresencialPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta