Importância da Gestão de Pessoas: decubra qual é agora mesmo!
importância da gestão de pessoas importância da gestão de pessoas

Afinal, qual é a importância da área de Gestão de Pessoas?

6 minutos para ler

Já percebeu que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo? Saímos da faculdade com aquela sensação de que, finalmente, dominaremos o mundo. Contudo, depois de um tempo, percebemos que existem vários outros profissionais que sabem fazer a mesma coisa que a gente. Uma pós-graduação, então, é necessária para a diferenciação. E a área de Gestão de Pessoas é bastante promissora.

A importância da Gestão de Pessoas reside em ajudar uma empresa a crescer. Para isso, foca nas pessoas que ali trabalham. Ela parte da filosofia de que os recursos humanos são fundamentais para o sucesso organizacional, mas os colaboradores precisam estar sempre satisfeitos para que as entregas sejam de qualidade.

O trabalho do gestor de pessoas é cheio de desafios, já que ele precisa sempre conciliar os objetivos dos dois lados: colaboradores e organização. Ao mesmo tempo, há muitos aprendizados diários, além da crescente valorização profissional.

Continue a leitura do post e conheça um pouco mais sobre a função!

Por que investir na área de Gestão de Pessoas?

Ao investir na área de Gestão de Pessoas, o profissional estará apto às seguintes competências:

Desenvolver a liderança

Um líder tem função estratégica e, por isso, um papel essencial para a empresa crescer. Ele desperta nos colaboradores a vontade de fazer a diferença. Como gestor de pessoas, ele tem uma das funções mais importantes na empresa, e por isso esse papel deve ser muito bem exercido.

Ao falar de liderança, é importante saber que ela não significa chefia. Liderar é inspirar e levar as pessoas a produzirem com mais motivação. A liderança reflete na qualidade do trabalho da equipe e, consequentemente, na satisfação do cliente.

Saber gerenciar conflitos

Onde há pessoas, existem conflitos. O profissional de Gestão de Pessoas é talentoso para lidar com situações desse tipo. Ele tem um olhar hábil para analisar os fatos e perceber o real motivo de divergências e como resolvê-las da melhor forma possível para os dois lados.

Umas das competências adquiridas, nesse sentido, são as da empatia e conciliação. Isso porque é preciso entender os dois lados e ter jogo de cintura para lidar com situações difíceis.

Entender sobre processos de recrutamento e seleção

Outro papel da Gestão de Pessoas é divulgar oportunidades de vagas e ajudar os gestores a encontrar os melhores colaboradores para cada cargo. Para isso, o profissional precisa entender as necessidades de cada função, de modo a decidir as competências ideais para exercê-la.

No momento da escolha do candidato, precisa conhecer técnicas de entrevista e dinâmicas que possam identificar trabalhadores capacitados para contribuir com o desenvolvimento organizacional. Essa etapa é primordial para criar equipes mais qualificadas em qualquer empresa.

Melhorar a comunicação organizacional

A comunicação é a base para que relações e bons trabalhos aconteçam. Ela precisa estar sempre alinhada à cultura da empresa, além de ser direta e clara o suficiente. O gestor de pessoas se transforma em um ótimo comunicador, com a habilidade necessária para enfrentar os mais diversos tipos de cenários no ambiente profissional e lidar com diferentes personalidades.

Powered by Rock Convert

Trabalhar melhor em equipe

Equipes são necessárias na maioria dos negócios. Elas são compostas por trabalhadores com diferentes capacidades, e cada um tem seu papel e contribuição para a realização do trabalho. Acontece que, se as equipes não forem bem geridas, é possível existirem conflitos mal resolvidos, dificuldade na distribuição de tarefas e baixa produtividade.

Um gestor de pessoas ajuda a criar times mais alinhados, que consigam agregar valor ao resultado de cada projeto. Isso faz com que o desempenho, tanto das equipes quanto da organização, seja mais alto.

Adquirir mais inteligência emocional

Provavelmente você já ouviu falar da inteligência emocional, não é? Ela é uma das habilidades mais importantes, não só para a carreira de Gestão de Pessoas, mas para qualquer outra.

Ela aborda aspectos como autoconhecimento e gerenciamento das próprias emoções. No dia a dia do trabalho, ajuda o profissional a conviver melhor com os seus pares, de modo a construir relações de qualidade — e isso traz crescimento pessoal e profissional.

Estar apto para criar planos de carreira

O estudo aprofundado em Gestão de Pessoas permite ajudar outros profissionais a conquistarem cargos que tragam mais satisfação. Para a empresa, isso é importante, pois faz com que os colaboradores se sintam mais motivados em suas entregas.

Esse conhecimento também é benéfico pessoalmente, fazendo com que o profissional olhe para sua própria carreira e consiga traçar objetivos que o façam ser ainda mais competitivo em sua área. É importante não esquecer que focar no desenvolvimento de carreira deve fazer parte dos objetivos de quem deseja evoluir profissionalmente, ter mais reconhecimento e alcançar melhores oportunidades.

Como se tornar um especialista na área?

Vários profissionais podem se tornar especialistas em Gestão de Pessoas. Em geral, as opções mais acessíveis são as seguintes.

Fazer cursos livres

Cursos livres são uma ótima forma de aumentar o conhecimento em determinado assunto e verificar se você tem afinidade com ele. Apesar de serem valorizados e deixarem o currículo mais competitivo, não costumam abordar o tema de forma profunda. Assim, é ideal para quem quer apenas uma qualificação, mas sem a exigência de uma especialização.

Realizar um MBA ou especialização

O MBA, por sua vez, tem duração mais longa, podendo chegar a 3 semestres ou mais. Devido a isso, os conhecimentos oferecidos são mais extensos, de modo a tornar o profissional especialista em um assunto. Por ser considerado uma pós-graduação, aumenta o reconhecimento e as oportunidades de conquistas.

Como propicia mais habilidades, um MBA em Gestão de Pessoas geralmente é escolhido por quem pretende atuar na parte estratégica de uma organização e, para isso, busca desenvolver as competências adequadas para entregar melhores resultados.

Por isso, na busca da sua colocação, é importante se lembrar de que, hoje em dia, não basta apenas a graduação. É preciso algo que acrescente valor à nossa carreira. O mercado necessita de profissionais diferenciados, e quem souber traçar um bom caminho terá mais chances de sucesso que a maioria. Por isso, investir na área de Gestão de Pessoas é bastante promissor.

Gostou de entender um pouco mais sobre a importância da Gestão de Pessoas? Assine nossa newsletter e receba mais informações para aprimorar sua carreira!

Posts relacionados

Deixe uma resposta