Quer mudar de carreira? Confira 5 dicas para ter sucesso! - Blog Unipar

Quer mudar de carreira? Confira 5 dicas para ter sucesso!

6 minutos para ler

O anseio por mudar de carreira é algo mais corriqueiro do que imaginamos. Muitas vezes, tudo o que alguém precisa para alcançar estabilidade emocional é sair da zona de conforto e enfrentar um novo desafio. Nesse sentido, investir em outra profissão pode ser um passo certeiro tanto em busca de realização profissional quanto pessoal.

No entanto, não dá para tomar essa decisão por impulso e correr o risco de se arrepender depois. O ideal é analisar muito bem o mercado de trabalho e planejar-se financeiramente para o próximo passo, que geralmente inclui o investimento em um novo curso de graduação ou pós-graduação.

Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas preciosas para você se preparar antes de tomar a decisão. Assim, será possível mudar de carreira de forma consciente e tranquila. Vamos lá?!

1. Analise o mercado de trabalho

Antes de tudo, o que você precisa fazer antes de investir em outra profissão é analisar o mercado para saber quais são os desafios da nova área pretendida. Não dá para tomar uma decisão por impulso e só depois perceber que você não tem tanta afinidade assim com o novo setor ou mesmo disposição para encará-lo, certo?

É claro que toda carreira é repleta de obstáculos, mas, quando estamos em busca de um sonho, fica muito mais fácil trilhar o caminho, pois sabemos que os sacrifícios vão valer a pena. Comece então pensando nas suas habilidades e interesses quanto à nova profissão. A partir daí, faça uma ampla pesquisa para entender o cenário e como se preparar.

Será preciso investir em outra faculdade? Ou é mais interessante fazer uma pós-graduação? O que você espera da nova carreira? Quais são os benefícios que ela pode proporcionar em curto, médio e longo prazo? E os desafios do setor? Quais são eles e do que você vai precisar para enfrentá-los? Reflita cuidadosamente sobre essas questões e só então dê o primeiro passo.

2. Converse com alguém da área pretendida

Conversar com trabalhadores da área é um jeito muito simples e prático de entender melhor como funciona o ramo. Esses profissionais sabem ao certo como é o dia a dia da profissão e podem orientar também sobre os desafios que enfrentaram até se tornarem bem-sucedidos na carreira.

Outra dica é conversar com pessoas que já passaram pela mudança de área para saber como elas lidaram com a nova rotina, como se planejaram e no que precisaram investir para conseguir se habituar em uma profissão diferente. Fazer esses contatos também é importantíssimo do ponto de vista do networking, pois assim você fortalece sua rede e começa a estreitar os laços com profissionais da nova área pretendida.

3. Faça um planejamento financeiro

É claro que mudar de carreira vai demandar algum investimento. Afinal, é imprescindível manter a formação em dia e estar atualizado em relação às demandas do mercado. Ter um bom planejamento financeiro ajuda muito nessas horas, pois permite que você dê um passo de cada vez sem se atropelar no percurso.

Powered by Rock Convert

Todo planejamento parte de bons objetivos. Portanto, comece estabelecendo suas metas e defina o que você precisa fazer para alcançá-las. Qual curso será necessário? Quanto dinheiro pode investir? Quanto tempo disponível você tem para realizá-lo? Pense nisso e vá moldando seu orçamento para dar conta das novas responsabilidades que virão.

Lembre-se também de fazer um cronograma de despesas, colocando na ponta do lápis tudo que entra e sai durante o mês. Outra ótima sugestão é definir uma meta de valor a ser poupada mensalmente e ir aumentando a quantia aos poucos. Isso se tornará um hábito e fará com que você economize cada vez mais.

4. Trabalhe o seu networking

Como já adiantamos, expandir sua rede de contatos é fundamental para encontrar oportunidades interessantes no novo ramo de atuação. O próprio ambiente da nova faculdade, especialização ou MBA é muito fértil para que você conheça outras pessoas e comece a criar laços profissionais, tanto com os colegas quanto com os professores do curso.

Qualquer que seja a carreira pretendida, sabemos que o famoso “quem indica” ainda tem muito valor. É claro que suas habilidades e competências na área sempre falarão mais alto. No entanto, conhecer pessoas bem relacionadas pode ajudar a sair na frente dos concorrentes na busca pelo primeiro emprego no setor.

Interaja com seus colegas de turma, saiba quais são os interesses de cada um e esteja aberto para parcerias futuras. Outra dica valiosa é frequentar ao máximo os eventos da área. Congressos, feiras, workshops, entre outros, são oportunidades riquíssimas não só para aumentar os conhecimentos, mas para mostrar trabalho, fomentar o networking e ser notado por gestores da área.

5. Invista em sua educação

Aqui não tem segredo: quanto mais competências você tiver, maior a chance de ampliar suas áreas de atuação e ser bem-sucedido ao mudar de carreira. O mercado atual está cada vez mais competitivo. Nesse cenário, já não basta ter uma faculdade; é preciso ir além e investir em pós-graduação na área ou outros cursos compatíveis com seu perfil profissional.

Isso sem falar que um trabalhador pós-graduado ou que tem mais de uma faculdade no currículo sai na frente quando falamos em média salarial. Nada mais justo, não é mesmo? Inclusive, no caso de quem deseja mudar de carreira, dar esse passo é fundamental para ter certeza de que estará realmente apto para lidar com a nova profissão.

Se o problema for tempo disponível, os cursos semipresenciais são a solução ideal para avançar na carreira sem abrir mão dos demais compromissos da rotina. Essa modalidade permite um dia a dia de estudos mais flexível e compatível com as necessidades de quem precisa continuar trabalhando enquanto faz uma nova faculdade ou especialização. Pense nisso!

Viu só? O desejo de mudar de carreira é algo absolutamente normal e que pode ser encarado de um jeito bem mais leve do que você imagina. Fique atento a essas dicas e conte com instituições de ensino de qualidade para impulsionar seu currículo de forma rápida, prática e inteligente!

Agora você tem noção do que deve fazer antes de mudar de carreira. Aproveite e compartilhe nossas dicas com seus amigos nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta