Já parou para pensar o que é networking profissional? Essa é uma ferramenta importante para criar bons relacionamentos, que contribuem mutuamente no desenvolvimento da carreira.
Começar a criar networking desde o começo da faculdade é uma grande aposta para estabelecer uma rede de contatos colaborativa. Assim, você aproveita esse espaço e conhece mais pessoas relacionadas à sua área de atuação.
Se você quer entender melhor a importância do networking profissional, veio ao lugar certo. Acompanhe este post e saiba mais sobre o assunto!
O que é networking profissional?
Network, em inglês, quer dizer rede. Desse modo, o termo, no geral, representa uma cadeia de profissionais. Na prática, isso diz respeito à criação de contatos que podem tornar mais prático e eficiente o desenvolvimento da carreira.
Ou seja, o networking profissional é a ideia de estabelecer uma boa rede de contatos profissionais em diversos ambientes. O objetivo? Ter mais oportunidades, compartilhar experiências, fazer parcerias, facilitar negociações, entre outras relações benéficas.
Qual é a importância do networking profissional?
Aumentar o ciclo social é algo que praticamente todas as pessoas veem como uma vantagem. Isso não é muito diferente quando se fala de expandir a rede de contatos na carreira, a fim de conhecer indivíduos de diferentes profissões e aproveitar os aprendizados que essas relações promovem.
Além disso, vale a pena refletir sobre como estamos, a todo tempo, em contato com diferentes pessoas, mesmo que apenas ao trocarmos um conjunto de palavras. No trabalho, onde você mora, no ônibus, nos passeios — sempre existe a possibilidade de conhecer uma pessoa que vai acrescentar na sua vida, assim como você pode impactar a dela positivamente.
Até mesmo os ditados populares falam sobre isso: “Diga-me com quem andas e eu que te direi quem tu és”? Quando o assunto é networking, a lógica é a mesma. Se você gostaria de ser alguém criativo e com ideias inovadoras, nada melhor que ter pessoas inspiradoras à sua volta. Desse modo, esse é um conceito importante para quem quer aprimorar os conhecimentos e estar em constante desenvolvimento profissional e pessoal.
Quer ver um exemplo prático? Certamente você conhece aquela pessoa que conseguiu uma oportunidade de emprego mesmo sem ter experiência profissional, porque conhecia alguém que a indicou. Esse tipo de situação mostra como o networking pode ser muito benéfico para todos. Portanto, trabalhá-lo em sua carreira é uma forma de se aproximar cada vez mais do sucesso e da realização profissional.
Como fazer um bom networking profissional?
Tendo em vista a relevância que estar em volta de bons profissionais tem sua carreira, nada melhor que começar a cultivar um bom relacionamento com as pessoas que você gostaria de ter em seu ciclo social e profissional.
A seguir, veja como começar a criar um bom networking profissional e contribuir reciprocamente para o crescimento!
Busque contatos relevantes
Aqui entra novamente a dica de se aproximar de quem você de fato gostaria de conhecer. Não pense que os contatos relevantes são apenas pessoas que ocupam cargos altos em empresas renomadas. Na verdade, os profissionais mais importantes para o seu networking são aqueles que despertaram a sua atenção e com os quais você adoraria ter uma amizade.
Muitas pessoas têm a ideia errada de que o networking é uma relação falsa, pautada unicamente em interesses profissionais. Mas, na verdade, a ideia não é essa. O conceito diz apenas para aproveitar as oportunidades de criar relações saudáveis e que podem ser construtivas, não tendo necessidade alguma de ser forçado ou enganador.
Saiba iniciar um contato
Ter a proatividade de tomar a iniciativa para iniciar um contato em um momento oportuno e apropriado é outra maneira de fortalecer o seu networking. O importante, no entanto, é ser uma pessoa ponderada e que reconhece as oportunidades.
Afinal, você não vai querer se aproximar de uma pessoa, perguntando como se desenvolver na profissão, por exemplo, quando ela está visivelmente ocupada ou até mesmo sobrecarregada de tarefas. Nesse caso, o mais interessante seria oferecer ajuda, caso você esteja disponível, com aquilo que está ao seu alcance.
Seja referência
Não basta apenas querer que as pessoas ofereçam uma oportunidade a você. É importante também apresentar algo de relevante em seu ciclo de amizades. Por isso, busque sempre aprimorar os seus conhecimentos e estar constantemente aprendendo novas habilidades.
Esse é um dos passos principais para se tornar referência sobre algum assunto em seu ciclo social. Por exemplo, vamos supor que você esteja cursando Administração, mas sabe muito sobre Direito Trabalhista. Quando as pessoas em sua volta têm ideia dos seus conhecimentos e habilidades, é mais fácil se lembrar de você quando esse assunto vier à tona.
De certa forma, essa é uma das maneiras de conseguir novas oportunidades de carreira. Suponha que o seu amigo da faculdade viu o seu empenho nas disciplinas que abordavam esse assunto e ouviu falar de alguém que estava querendo uma consultoria nessa área. Essa seria uma chance de começar uma nova carreira e, quem sabe, um empreendimento.
Marque presença
Para que mais pessoas vejam você e para conhecê-las, esteja presente nos eventos e nas redes sociais, como o LinkedIn. No entanto, para isso, é preciso sempre se informar sobre as tendências e os acontecimentos mais próximos.
Vale a pena se dispor também a participar de eventos maiores, como uma feira, um workshop ou até mesmo um curso. Nesses espaços, você pode ter contato com os mais variados profissionais que compartilham um mesmo interesse. Assim, é bem mais fácil cultivar um networking saudável e genuíno.
Converse sobre o mercado de trabalho
Você é daquelas pessoas que tem vergonha de falar sobre trabalho quando está com os amigos? Saiba que não é preciso ter medo. É claro que existem momentos para tudo, e saber conversar de diversos assuntos é positivo. No entanto, também é possível falar sobre o mercado de trabalho com as pessoas mais próximas, mesmo que elas não estejam na mesma área de atuação que você.
Como visto, saber o que é networking profissional e começar a cultivar uma boa rede de contatos é determinante para ter uma carreira de sucesso. O importante é identificar oportunidades e, é claro, ser você mesmo. Desse modo, todas as relações serão naturais e mais prazerosas, podendo acrescentar tanto na sua vida pessoal quanto profissional.
Gostou do post? Então, continue lendo mais sobre assuntos como este! Acompanhe os nossos perfis no YouTube, no Twitter, no Facebook e no Instagram, e fique por dentro das novidades!