Plano de carreira: seja o protagonista da sua trajetória profissional
plano de carreira plano de carreira

Plano de carreira: seja o protagonista da sua trajetória profissional

6 minutos para ler

Terminar a faculdade é um momento de grande alegria para qualquer pessoa. Afinal, foram anos de dedicação aos estudos e muitas dificuldades superadas. Contudo, a conquista do diploma também vem acompanhada de dúvidas sobre o que acontecerá a seguir. Por essa razão, ter um plano de carreira é fundamental para começar a vida profissional com o pé direito.

Cada curso superior reserva uma série de possibilidades no mercado de trabalho, mas o fato é que, para quem está apenas ingressando nesse mundo, fica difícil saber qual é o melhor caminho. Além disso, a alta competitividade nem sempre permite que o recém-formado escolha a área em que vai ingressar — as ofertas de emprego é que determinam isso.

Nesse contexto, o plano de carreira é uma maneira de assumir as rédeas da situação para construir a história profissional que você realmente gostaria de protagonizar. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue acompanhando este artigo!

Como você se vê no futuro?

A resposta para essa pergunta pode parecer simples, a princípio. Para alguém que cursou Administração, por exemplo, a resposta mais óbvia provavelmente seria um cargo de liderança em uma grande corporação. No entanto, uma reflexão mais profunda revela que essa resposta pode ser muito mais complexa e menos convencional.

Isso ocorre porque, embora os estudantes entrem na faculdade com uma concepção do que é o curso escolhido e quais são as perspectivas da futura carreira, a experiência universitária costuma transformar esse conceito. Ao longo da graduação, o aluno entra em contato com um leque de possibilidades mais amplo do que imaginou e, muitas vezes, isso o leva a repensar tudo o que tinha planejado até ali.

É assim que, voltando ao exemplo anterior, o aluno de Administração pode descobrir que não quer trabalhar para uma empresa, mas sim administrar o próprio negócio e alcançar o sucesso profissional como um grande e visionário empreendedor. Porém, essa mudança de atitude requer uma boa dose de autoconhecimento.

Assim, pergunte a si mesmo aonde você quer chegar na sua carreira e seja absolutamente sincero na resposta. Qualquer resultado pode ser conquistado, desde que você tenha uma visão clara do que está buscando.

Por que montar um plano de carreira?

Seja qual for a posição em que você quer chegar na vida profissional, é imprescindível ter um plano de carreira. A seguir, destacamos alguns motivos que evidenciam isso.

Objetivos definidos

Todo profissional quer ter uma carreira de sucesso, não é mesmo? Acontece que o conceito de sucesso é relativo, e o fato é que ele pode ser alcançado de diversas formas. Ao traçar o seu plano de carreira, você determina qual é o seu ponto de chegada — onde você pretende estar, profissionalmente, daqui a alguns anos. Ter esse objetivo em mente é importante para manter o foco e não acabar percorrendo um caminho que vai deixá-lo insatisfeito mais tarde.

Autoconhecimento

Como já mencionamos, decidir o que deseja para o seu futuro exige autoconhecimento. O que ainda não dissemos é que esse processo de reflexão ajuda você a reconhecer o seu próprio potencial, o que envolve tanto as habilidades que já tem, quanto aquelas que ainda precisa desenvolver. Isso é fundamental para identificar os passos que você precisa dar a fim de concretizar seus objetivos.

Powered by Rock Convert

Direcionamento da carreira

O plano de carreira é o que vai nortear a sua caminhada profissional. Sem isso, você corre o risco de se acomodar em um campo de atuação que não é o que mais desperta o seu interesse — e isso pode transformar o trabalho em uma fonte de insatisfação. Por outro lado, um bom planejamento indica quando você precisa tomar alguma atitude para subir mais um degrau e chegar cada vez mais perto da posição que almeja.

Powered by Rock Convert

Como ter controle sobre a caminhada profissional?

Ao concluir a graduação, é perfeitamente normal se sentir ansioso para ingressar no mercado de trabalho e ganhar experiência. Todavia, por mais que isso deva ser encorajado, existe a possibilidade de dar início a uma jornada que não é bem a que o profissional pensou para si.

Nesse momento, algumas ações ajudam a manter o controle da situação para seguir o plano de carreira.

Estabeleça metas

As metas são essenciais para não perder o foco e, também, para não perder um tempo precioso. Se você, por exemplo, quer seguir a carreira acadêmica, o ideal é ingressar na pós-graduação o mais rápido possível, não é? Logo, estabelecer metas de curto e longo prazo contribui para que o seu desenvolvimento não fique estagnado.

Entretanto, é interessante ressaltar que, embora as metas sejam importantes, você não precisa ficar preso a elas o tempo todo. Lembre-se de que, às vezes, surgem imprevistos que forçam um pequeno desvio no caminho, e que talvez você só precise de um tempo para se reorganizar. Se for o caso, apenas defina novas metas e siga em frente.

Saia da zona de conforto

Um plano de carreira jamais vai se realizar sozinho. Seu sucesso depende das suas atitudes e da sua postura no ambiente profissional. Por esse motivo, fique atento às oportunidades e não hesite na hora de aproveitá-las. Saindo da zona de conforto, você vai se destacar no mercado, conseguindo colocações melhores e mais alinhadas com o que você realmente quer fazer.

Mantenha-se atualizado

A graduação é um passo de grande valor na jornada profissional, mas as transformações no mercado de trabalho exigem que o indivíduo continue a investir na sua formação. Por isso, fazer cursos de pós-graduação é uma forma eficiente de alavancar a carreira. Participar de oficinas, palestras e cursos livres também ajuda a se manter atualizado para não perder oportunidades.

Foque em si mesmo

Uma vez que o mercado é bastante competitivo, muita gente não resiste a se comparar com os outros, tanto do próprio círculo quanto personalidades famosas. Ter alguém bem-sucedido como inspiração é válido, mas a comparação não contribui em nada e ainda pode fazer com que a pessoa se sinta frustrada. Assim, encontre o seu ritmo e foque na sua evolução como profissional.

Portanto, traçar um plano de carreira é a melhor maneira de não se desviar dos seus objetivos. A partir do momento em que você souber aonde pretende chegar, suas atitudes serão direcionadas para o cumprimento das metas que o levarão ao sucesso profissional que você sempre quis.

Então, você já tem um plano de carreira? Não vá embora sem deixar um comentário nos contando a sua experiência!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “Plano de carreira: seja o protagonista da sua trajetória profissional

Deixe uma resposta