Conheça as qualidades profissionais exigidas por grandes empresas - Blog Unipar

Conheça as qualidades profissionais exigidas por grandes empresas

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Equilíbrio emocional, proatividade e muito conhecimento: essas são algumas das qualidades profissionais que toda grande empresa exige de seus funcionários. Não é para menos, até porque os avanços tecnológicos revolucionaram os modos de produção e as rotinas organizacionais em diversas áreas de atuação.

Por isso, para obter sucesso profissional, já não basta manter-se atualizado e portar um currículo de primeira. É preciso trabalhar também seu autoconhecimento para adquirir qualidades específicas que atendam a esse novo perfil. Neste post, você verá quais são esses atributos e como eles podem ser úteis no seu dia a dia de trabalho. Confira!

Equilíbrio emocional

Muito se fala de inteligência emocional atualmente. Essa habilidade tem a ver com saber equilibrar vida pessoal e profissional, de modo a ser um colaborador de destaque sem abrir mão de sua própria personalidade e relações de afeto. Vai dizer que você não conhece alguém que é super bem-sucedido no trabalho, mas que não consegue se organizar nos aspectos pessoais?

Isso é bem mais comum do que imaginamos, gerando imenso estresse e frustração em longo prazo. Para não correr o risco, o ideal é trabalhar sua inteligência emocional desde o início da carreira, equilibrando bem os compromissos corporativos e os relacionamentos com família e amigos. Os hobbies e o lazer também não devem ser deixados em segundo plano, pois ajudam a renovar o fôlego para encarar os desafios profissionais.

Colaboradores com bom equilíbrio emocional conseguem se sobressair muito facilmente no ambiente corporativo, inclusive gerenciando equipes e contribuindo com o desenvolvimento dos próprios colegas de trabalho. Pessoas emocionalmente equilibradas enxergam os cenários propícios para tomar decisões certeiras e livres de risco.

Habilidades técnicas e gerenciais

Sem dúvida, ter conhecimento técnico especializado é um grande diferencial nas empresas. Afinal, saber fazer algo que ninguém mais sabe coloca o funcionário em uma posição privilegiada no empreendimento. É por isso que profissionais altamente capacitados sempre terão lugar cativo nas melhores organizações.

Na maioria das vezes, são esses mesmos profissionais que alcançam cargos de chefia e liderança, ficando responsáveis por gerenciar equipes numerosas em setores muito específicos. Nesse sentido, não basta ter conhecimento se não houver habilidade gerencial para coordenar os demais colaboradores sem oprimi-los em suas funções.

Um bom líder é aquele que sabe ouvir a equipe, que valoriza o diálogo e consegue enxergar as qualidades típicas de cada funcionário. Isso é fundamental para aumentar a produtividade da empresa e gerar melhores resultados, visto que cada profissional estará devidamente encaminhado para atuar conforme sua capacitação.

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma virtude que tem tudo a ver com o que dissemos no tópico anterior. Como vimos, a liderança inclui trabalho em equipe e esse trabalho precisa ser bem-ordenado para gerar bons resultados. A capacidade de gerenciar pessoas é algo muito valioso dentro das grandes empresas, sobretudo se a gente considerar que nem sempre a equipe estará completa.

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Como qualquer ser humano, alguns colaboradores podem não estar totalmente focados naquele dia, às vezes precisam faltar, sentem-se cansados ou até desmotivados. Nessas horas, é imprescindível reanimar a equipe valorizando o papel de cada funcionário naquela corporação. Eles precisam se sentir acolhidos e ter a certeza de que suas respectivas funções são indispensáveis para “fazer a roda girar”.

Autonomia

A autonomia é uma das qualidades profissionais que mais se relacionam com o contexto atual das novas tecnologias. Hoje em dia, não é tão difícil aprender algo sozinho e conseguir colocá-lo em prática sem precisar de orientação ou supervisão do chefe. Além disso, ter autonomia para trabalhar permite que o profissional seja muito mais criativo e focado em um bom plano de carreira.

A criatividade, inclusive, é outro grande diferencial buscado pelas grandes empresas. Como alguns processos gerenciais são muito parecidos, quem consegue ousar um pouco mais ou propor algo diferente acaba saindo na frente e sendo reconhecido por seu experimento, sobretudo se os resultados forem melhores do que as expectativas. Portanto, vale a pena tirar suas ideias do papel e propor novos projetos.

Proatividade

Não dá para desconsiderar a hierarquia da empresa e sair assumindo funções que não são suas. Não é disso que se trata a proatividade. Ser proativo significa ter iniciativa para solucionar alguma pendência dentro do seu setor, melhorar os processos de trabalho ou ainda assumir aquela tarefa que ninguém quer pegar por medo do desafio.

Essa habilidade mostra ao seu gestor que você é um funcionário bem-intencionado e disposto a contribuir com o desenvolvimento da empresa. Não fique esperando o chefe passar a escala de trabalho do dia. Concentre-se na sua performance e comece você mesmo a resolver as pendências, com o cuidado de não passar por cima de ninguém nem dar passos maiores do que as próprias pernas.

Busca constante por conhecimento

Profissionais do futuro têm sede de conhecimento. Com o mercado extremamente competitivo, já não basta ter uma graduação no currículo. Investir em cursos complementares, como especialização e MBA, é interessantíssimo não só do ponto de vista profissional, mas também pessoal. Isso porque o conhecimento nos torna pessoas mais experientes e habilidosas.

Apenas tome o cuidado de fazer uma boa pesquisa antes de se matricular em uma instituição de ensino. É preciso ter certeza de que o curso é oferecido por uma instituição reconhecida e especializada na área. Assim, é garantido que o investimento será positivo e que o diploma terá seu devido valor no mundo corporativo.

Outra forma de se aperfeiçoar é frequentar os eventos profissionais da sua área de atuação, como congressos, feiras, workshops, palestras etc. Além de serem espaços com ampla circulação de conhecimento, ainda estimulam o networking, criando possibilidades para ser visto no mercado e firmar novas parcerias. Sem falar nas inspirações que podem surgir com esse tipo de convívio.

Trilhar seu caminho e ficar atento a essas qualidades profissionais é um grande passo para se aperfeiçoar diante das novas exigências do mercado. Isso contribui para que você desenvolva habilidades cada vez mais diferenciadas e possa alavancar sua carreira no tempo certo!

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