Tipos de perfis profissionais na escolha da profissão. Descubra o seu! - Blog Unipar

Tipos de perfis profissionais na escolha da profissão. Descubra o seu!

7 minutos para ler

O autoconhecimento é uma grande virtude que nos permite conhecer a fundo nossa própria personalidade e, a partir daí, fazer as melhores escolhas. Por exemplo: entre os tipos de perfis profissionais exigidos pelo mercado de trabalho, você saberia dizer qual deles tem mais a ver com suas competências e habilidades?

Descobrir o seu perfil é importante não apenas para saber se está escolhendo a profissão certa, mas também para ter certeza dos compromissos que poderá assumir ao longo da carreira e do patamar aonde pretende chegar. Pensando nisso, fizemos este post com os principais perfis do universo profissional. Continue a leitura e descubra qual é o seu!

Por que conhecer o tipo do seu perfil profissional?

Responder essa questão ajuda a deixar mais claro quais são as suas possibilidades de carreira, permitindo que você encontre uma profissão compatível e que, consequentemente, forneça estabilidade do ponto de vista financeiro e pessoal. Além disso, quando conhecemos ao certo nosso perfil, fica mais fácil planejar uma trajetória de sucesso.

Vamos pensar juntos: se você conhece a fundo suas competências e habilidades, jamais assumirá alguma demanda da qual não vai dar conta. O autoconhecimento elimina o risco de dar um passo maior do que as pernas e acabar comprometendo sua imagem profissional.

Sem falar que, por meio desse diagnóstico, é possível encontrar as melhores equipes para se trabalhar em conjunto, tendo em vista que você saberá quais são as competências complementares necessárias em seu grupo. Se você não é bom em tal coisa, mas fulano é, poderá contar com ele diante de demandas específicas, e por aí vai.

Do mesmo modo, você passará a ser indicado para compor determinados projetos conforme seu perfil profissional, além de ter o retorno sobre quais pontos ainda precisa desenvolver e aperfeiçoar. O resultado desse processo é uma carreira em constante evolução, na qual nunca faltarão oportunidades.

Quais são os tipos de perfis profissionais mais importantes?

Vamos então aos perfis mais comuns do universo profissional:

Comunicadores

Como o próprio nome diz, trata-se daquela pessoa que se destaca pela boa comunicação, tendo grande carisma e poder de convencimento. É aquele tipo de funcionário que sempre se entusiasma diante das novidades, desafios e projetos de fôlego. O otimismo e a positividade na busca pelos resultados também são grandes qualidades profissionais desse tipo de perfil.

Quanto aos colegas, os comunicadores costumam ter excelentes relacionamentos interpessoais, além de capacidade para influenciar outras pessoas e contagiá-las com suas ideias e pontos de vista. No entanto, por serem otimistas demais, às vezes pode ser difícil para esse profissional manter os pés no chão, acreditando em soluções mirabolantes ou pouco viáveis.

Analistas

Uma pessoa com perfil analítico é alguém meticuloso por natureza. Esse profissional está sempre muito atento aos detalhes, sendo um exemplo de organização e planejamento dentro das empresas. Eles são capazes de controlar rotinas exaustivas com a mesma disposição e interesse do início ao fim do projeto. É aquele tipo de pessoa para quem não existe tempo ruim, sabe?

Em termos mais práticos, pode-se dizer que esse tipo de profissional geralmente ocupa cargos de especialistas, pois, por sua disciplina e dedicação, se tornam verdadeiras referências em ramos específicos. Entre as tarefas que mais gosta de desempenhar, estão o mapeamento, análise e aperfeiçoamento de fluxos para garantir que todos os serviços sejam executados da melhor maneira possível.

Executores

Profissionais de perfil executor saem na frente quando falamos em persuasão e convencimento. Têm muita lábia para dominar um ambiente corporativo e gostam de desafios e obstáculos. Quanto mais difícil a meta, melhor é a sua condição de trabalho. Apesar de serem bastante corajosos, às vezes podem soar um pouco autoritários com aqueles que não compartilham das mesmas opiniões.

O ponto mais positivo, sem dúvida, é que os executores de fato cumprem o que é proposto. Embora necessitem de certa autonomia e liberdade de ação, sempre dão conta do recado. Portanto, são funcionários perfeitos para se responsabilizar por aquelas demandas complexas ou que chegam de última hora.

Planejadores

São os colaboradores de ritmo constante e estável. Agem de forma muito controlada e costumam planejar tudo com bastante antecedência para cumprir os prazos e metas estabelecidas, mesmo que seja preciso mudar de estratégia no meio do caminho. O ponto negativo é que não rendem tão bem em situações que demandam improviso e certo jogo de cintura.

É um colega agradabilíssimo para se trabalhar em equipe, inclusive tendo boa capacidade de liderança, já que é de fácil convivência, confiável e dono de um ótimo senso de justiça. Quando se trata de amenizar conflitos, é a pessoa certa, além de ser um funcionário mais pé no chão, ou seja, um aliado perfeito do comunicador.

Compensadores

Transparência, foco e objetividade são algumas das palavras que resumem o perfil do profissional compensador. Trata-se daquele tipo de funcionário que é movido por um senso natural de justiça e que está sempre buscando fazer o que é correto. 

Pessoas com essa personalidade repreendem facilmente atitudes incorretas e nunca são condescendentes. Por outro lado, costumam se cobrar excessivamente, não se permitindo um errinho sequer no desenvolvimento da carreira.

Empreendedores

Empreender é uma das palavras de ordem no universo de trabalho dos dias de hoje. Como os processos produtivos demandam cada vez mais criatividade e inovação, pessoas de perfil empreendedor costumam sair na frente quando a intenção é otimizar a produção e alavancar a imagem da empresa diante da concorrência.

Profissionais com esse perfil têm enorme fascínio pelo desconhecido. Eles estão constantemente em busca do que existe de mais original em termos de tecnologia e linguagens para adaptar seus projetos. É claro que, como tudo que é novo, podem surgir riscos e incertezas no caminho. Contudo, o empreendedor enxerga essas adversidades como um combustível para sua carreira.

Ele é visto como uma fonte de inspiração para os demais membros da equipe e sempre se destaca pelos resultados alcançados em curto, médio ou longo prazo. Os empreendedores podem até não saber quando o resultado virá, mas fato é que ele vai chegar lá.

Esses são os principais tipos de perfis profissionais do mundo do trabalho. Refletir sobre suas competências e habilidades ajuda a perceber em qual deles você se encaixa, lembrando que é possível mesclar características de vários perfis em um único colaborador.

Qualquer que seja o perfil em questão, não se esqueça de que, para alcançar sua realização profissional, é preciso antes de tudo gostar da sua profissão. Buscar o autoconhecimento é o primeiro passo na busca por uma carreira compatível com seus gostos e habilidades. Com esse equilíbrio, ter uma trajetória bem-sucedida será mais fácil do que você imagina!

Já que falamos nisso, aproveite e baixe nosso e-book com o guia completo para ajudar você a escolher a profissão ideal!

graduação-semipresencialPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta