Ao final do Ensino Médio, os estudantes precisam definir um curso para seguir uma carreira. Muitos escolhem trabalhar com Marketing, por exemplo, pelas oportunidades dessa profissão e a importância que essa área ganhou nos últimos anos.
A carreira em Marketing está em constante mudança e tem uma atuação bem ampla, permitindo que o profissional siga por diversos campos depois de formado. Portanto, essa é uma opção bastante promissora para os próximos anos.
Se você se interessa por esse curso e quer saber mais detalhes da rotina do profissional de Marketing, continue a leitura deste post!
Como é trabalhar com Marketing?
A carreira de Marketing é relativamente nova se formos comparar com profissões mais antigas como carpinteiro, padeiro e professor. Essa ocupação se desenvolveu no espaço offline quando as empresas se deram conta de que promover ações com seus produtos poderia aumentar as vendas.
Com as evoluções tecnológicas, essas estratégias foram trazidas para o âmbito digital, o que permitiu que muitas outras ações fossem criadas com custos muito menores. Além disso, as estratégias de Marketing deixaram de ter o foco apenas em aumentar as vendas e passaram a criar um relacionamento com o cliente a fim de engajá-los.
Por isso, para atender a essas demandas, o profissional que trabalha com Marketing precisa ser multidisciplinar, dinâmico e disposto a aprender coisas novas todos os dias. Afinal, essa carreira exige uma constante atualização e dedicação para que o profissional se destaque dos demais.
Como está o mercado de trabalho para Marketing?
Com as mudanças de comportamento dos clientes, as empresas perceberam a necessidade de um especialista em Marketing para melhorar as vendas e a relação com os consumidores. Segundo uma pesquisa divulgada pela Exame, os salários de cargos de Marketing e Vendas podem chegar até 30 mil reais.
Por isso, com a economia apresentando melhoras no Brasil, é possível dizer que o mercado de trabalho para esse profissional é bastante promissor, pois as empresas investem cada vez mais em comunicação e vendas.
É importante ressaltar que, para se tornar um profissional de Marketing, não há nenhuma legislação que obrigue a formação tradicional ou o credenciamento a órgãos reguladores. No entanto, sabemos que o know-how que uma faculdade proporciona ao aluno é incomparável ao conhecimento aprendido de forma aleatória.
Além disso, boas empresas e instituições valorizam um diploma e a experiência que o estudante ganha nos anos de faculdade. Portanto, o mercado de trabalho é promissor para aqueles que buscam uma formação superior e atualizações em sua área.
Quais são as áreas e possibilidades de carreira?
Atualmente, as vagas mais visadas estão na área do Marketing digital, mas ainda há espaço para profissionais trabalharem com ações offline. Além disso, boa parte do embasamento teórico ensinado nas faculdades começou no mundo desconectado, portanto, é importante conhecer todas as possibilidades de carreira e só então fazer escolhas. Conheça, a seguir, as principais áreas de atuação:
Marketing digital
Como mencionamos, a área de Marketing digital é uma das mais conhecidas e procuradas ultimamente. Os profissionais que atuam nesse setor são responsáveis por identificar o público-alvo da marca, criar estratégias digitais, produzir conteúdos, aumentar o relacionamento com clientes, entre outras ações.
Como representa uma grande área de atuação, é possível que os profissionais atuem no Marketing digital como especialistas em Inbound Marketing, gestores de e-commerce, analistas de Business Intelligence ou coordenadores de planejamento.
Endomarketing
O Endomarketing é uma categoria do Marketing que baseia suas estratégias para atingir o público interno de uma empresa. Normalmente, o especialista nesse ramo atua em grandes companhias que possuem muitas filiais ou muitos funcionários. Seu objetivo é criar uma comunicação clara com todos os colaboradores da organização, fazendo com que todos engajem nas mesmas metas.
Marketing esportivo
Antes da internet, a quantidade de marcas que utilizavam as estratégias de Marketing era muito restrita. Com os avanços tecnológicos e popularização das mídias, todos os públicos acessam as redes sociais e consomem conteúdo digital. Nesse aspecto, os profissionais de Marketing perceberam que a área esportiva agrupava muitos usuários e apresentava opções lucrativas.
Por isso, o Marketing esportivo é uma segmentação que cria oportunidades de negócios no mundo do esporte, utilizando essa prática como principal ferramenta de divulgação. Assim, o profissional responsável cria ações com marcas, clubes, times, atletas, além de promover eventos e patrocínios, por exemplo.
Marketing político
O Marketing político é um conjunto de estratégias e técnicas que tenta manter o relacionamento entre um político ou candidato e seu possível eleitorado. Esse tipo de Marketing costuma aparecer sazonalmente apenas no período pré-eleitoral, mas esse campo de atuação tem grandes possibilidades durante o ano todo.
A ideia é que o responsável pelo Marketing político seja capaz de criar uma comunicação eficiente, mostrando as propostas do candidato ou todo o trabalho que ele já fez para a comunidade. Essa comunicação ajudará a melhorar a credibilidade e imagem do representante.
O Marketing social é outra área de atuação em que o profissional trabalha em órgãos públicos ou cria campanhas específicas para as empresas privadas. Nesse caso, a intenção desse tipo de Marketing é atenuar ou eliminar problemas sociais, como saúde pública, transporte, educação e alimentação. Dessa forma, o profissional promove campanhas de conscientização, doações, feiras e eventos beneficentes, envolvendo a população e representantes para melhorar a sociedade.
O que se espera do profissional de Marketing?
É importante que a pessoa apresente algumas qualidades profissionais que tenham afinidade com o perfil esperado do profissional de Marketing. Esse cargo requer que o indivíduo seja curioso, goste de ler, pesquise bastante sobre tecnologias e tendências, além de ter muita criatividade e gostar de trabalhar em grupo.
De maneira complementar também é esperado que ele seja um early adopter, ou seja, busque novidades e inovações que ainda não se popularizaram no mercado. Afinal, é a partir desse interesse que surgem muitas campanhas e ideias diferenciadas para as possíveis ações da empresa.
A capacidade comunicativa também é importante, pois as pessoas que trabalham nessa área precisam conversar com todos os envolvidos nos processos e entender todos os detalhes de cada setor — e isso pode ser feito em outros idiomas, por isso é imprescindível aprender novas línguas. O responsável pelo Marketing também não pode ser tímido, pois em determinadas ocasiões é necessário falar em público ou apresentar eventos.
Outro diferencial é a facilidade com números, pois um bom trabalho na área do Marketing vai além da criação de campanhas interessantes e chamativas. Também é preciso saber mensurá-las, calcular o retorno sobre investimento e examinar as expectativas de crescimento.
A rotina do responsável pelo Marketing é bem agitada, com muitas reuniões e integrações com colaboradores de outros setores, além de um contato constante com o cliente. Ele também é responsável por planejar, executar e analisar resultados de ações. Sendo assim, podemos dizer que trabalhar com Marketing é vivenciar novas experiências e desafios diários.
Há diversas possibilidades de trabalhar com Marketing! Entretanto, para ser um especialista de destaque, é preciso contar com uma formação em uma instituição de ensino superior de qualidade. Se você não vê a hora de começar a trilhar o seu caminho de sucesso, conheça agora mesmo o curso de Marketing da Unipar!
Já faz mais de 5 anos que trabalho com isso.
Para mim foi como assinar a carta de alforria.
Uma verdadeira libertação.
Que legal ler isso, que bom saber que essa área tem te proporcionado coisas boas Karine!😄
Infelizmente em 2020 a pandemia parou o mundo e
mudou a economia da população e muitos fechando os
seus negócios ou migrando 100% para o mundo digital.
Obrigado pela informação estou compartilhando no meu
twitter.
Exatamente isso. Agradecemos por compartilhar o nosso conteúdo! 😄
Eita até que fim achei o que estava procurando na
internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que
precisa pode demorar muito. Excelente artigo e vou
compartilhar agora.
Olá Maicon! Ficamos felizes em saber que esse conteúdo te ajudou! 😄