Trabalhar e estudar: confira dicas para fazer os dois ao mesmo tempo
trabalhar e estudar trabalhar e estudar

Como trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Veja 7 dicas incríveis que vão ajudar você e muito!

6 minutos para ler

Em um cenário ideal, o estudante sai do Ensino Médio direto para a universidade e, só depois de alguns anos, ingressa no mercado de trabalho. No entanto, o fato é que, para obter um diploma de nível superior, muitos precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo, inclusive para pagar a própria faculdade.

Ainda que uma rotina desse tipo seja inegavelmente mais atribulada do que a de quem se dedica apenas aos estudos, conciliar as duas atividades é um desafio possível de ser superado. Desse modo, o sonho da graduação, que é tão importante na construção de uma carreira de sucesso, pode se tornar uma realidade.

Por isso, se você tem que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, assim como tantos outros estudantes, este post chegou para facilitar a sua vida. A seguir, trouxemos 7 dicas imperdíveis que vão tornar a sua rotina muito mais simples. Confira!

1. Organize sua agenda

Esse é, sem a menor dúvida, o primeiro passo para conciliar as suas obrigações profissionais e acadêmicas. É importante ser realista e entender que o dia a dia pode ser um pouco corrido, de forma que você deve encontrar a melhor maneira de fazer a rotina funcionar sem grandes problemas. Para isso, não pode faltar organização.

Então, nada de deixar as coisas para última hora. Assim que as provas e trabalhos da faculdade forem marcados, anote a data em uma agenda ou calendário que fique sempre à mão, para não correr o risco de perder os prazos.

Desse jeito, você vai ter uma visão geral de tudo o que precisa ser feito e vai conseguir estabelecer as prioridades, levando em conta a urgência de cada tarefa e o seu grau de afinidade com os conteúdos. Também pode ser interessante começar a fazer listas diárias ou semanais, dividindo as atividades em partes menores que possam ser executadas dia após dia.

2. Tenha disciplina

De certa forma, essa é uma dica que complementa a anterior. Afinal de contas, a disciplina é indispensável para que a organização não se limite a listas e agendas. Você deve se certificar de que tudo está sob controle, sem prazos estourados e sem chegar à universidade em dia de prova sem ter estudado o suficiente.

Assim, vale a pena frisar a importância de levar a sério o planejamento que você vai fazer para dar conta de trabalhar e estudar. Deixar para amanhã o que pode ser feito hoje é algo que não deve se tornar um hábito, pois coloca toda a organização a perder e ainda compromete os seus resultados. Por isso, aprenda a ter disciplina para alcançar os seus objetivos.

3. Mantenha-se motivado

Falando em objetivos, são eles que vão manter você motivado o bastante para seguir o planejamento com a disciplina necessária para cumprir todas as metas.

Seus objetivos dão sentido a todo o esforço — como uma medalha de ouro na linha de chegada de uma corrida com obstáculos que tiveram que ser superados, um a um, antes da tão sonhada vitória.

Para nunca perder a motivação, lembre-se de que a graduação dura somente alguns anos e representa apenas uma fase da sua vida. Ao concluí-la, você terá uma formação de qualidade que vai proporcionar novas e melhores oportunidades no mercado de trabalho, além da satisfação de se dedicar à área que você gosta.

Powered by Rock Convert

Assim, a cada vez que se sentir sobrecarregado pela rotina, pergunte a si mesmo por que você iniciou essa jornada. A resposta certamente renovará a motivação para continuar a trilhar esse caminho, rumo a um futuro de sucesso pessoal e profissional.

4. Otimize o seu tempo

Uma das maiores dificuldades de quem precisa trabalhar e estudar é encontrar tempo suficiente para realizar todas as tarefas do dia a dia. Entretanto, nem todo mundo se dá conta de que é possível aproveitar melhor o tempo que já tem com atividades mais produtivas.

Nesse sentido, a ideia é encarar os pequenos intervalos na rotina como oportunidades para estudar. Estamos falando do tempo que é gasto sem fazer nada no ônibus, na fila do banco ou na sala de espera do consultório médico, entre outros lugares. Comece a levar um livro ou apostila com você para esses locais e aproveite para ler um pouco do conteúdo sempre que tiver a chance.

5. Descanse

Ao seguir as dicas anteriores, é muito importante não se esquecer de descansar. Isso é imprescindível para que você tenha energia para conciliar trabalho e estudos com sucesso. Do contrário, a tendência é ter um esgotamento físico e mental que só vai prejudicar o desempenho em todos os setores da sua vida.

Por essa razão, evite perder noites de sono e procure se alimentar bem. Além disso, tente incluir alguma atividade física na sua rotina, nem que seja apenas caminhar ou andar de bicicleta algumas vezes por semana, e reservar alguns momentos para o lazer. Esse equilíbrio também vai ajudar a manter a motivação para superar todos os desafios.

6. Trabalhe na universidade

Uma ótima oportunidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo é por meio dos projetos de extensão ofertados pela própria instituição de ensino. Nesse tipo de atividade, o aluno coloca os conhecimentos específicos do curso em prática, o que proporciona um aprendizado muito bem-vindo sobre a profissão que vai exercer.

A participação nesse tipo de projeto pode ou não ser remunerada, de forma que você deve se informar, na sua faculdade, sobre a possibilidade de receber pela sua contribuição.

7. Faça estágios remunerados

A grade curricular dos cursos de graduação inclui uma determinada carga horária de estágios supervisionados, que são obrigatórios e, muitas vezes, não remunerados. No entanto, você também pode fazer outros estágios não obrigatórios e receber uma bolsa-auxílio que fará diferença no seu orçamento.

Não são poucas as empresas que contratam estudantes de graduação como estagiários, então vale a pena considerar esse caminho em vez de um emprego formal.

Como estagiário, você ainda terá, além do contato com a profissão, a vantagem de uma jornada diária menor do que a de um funcionário comum, o que vai garantir mais tempo livre para se dedicar aos estudos.

Portanto, agora que você entendeu como é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo, vale ressaltar que muitos cursos já são ofertados no turno da noite, inclusive alguns tradicionalmente de horário integral, como o de Odontologia. Assim, fique à vontade para escolher uma profissão e começar a realizar o sonho de fazer um curso superior.

Então, já sabe o que vai cursar na universidade? Conte para a gente nos comentários!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta