Em dúvida sobre como aprender inglês? Te ajudamos com isso! - Blog Unipar

Em dúvida sobre como aprender inglês? Te ajudamos com isso!

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Saber como aprender inglês é um dos maiores desafios de quem estuda a língua. Isso porque conhecer um novo idioma nem sempre é tarefa fácil, pois envolve dedicação e algumas técnicas — como o inglês instrumental — para tornar o aprendizado mais interessante, além de garantir que tudo seja assimilado da forma correta.

Hoje em dia, existem diversas atitudes que você pode tomar para potencializar os seus estudos, garantindo um melhor desempenho na sua carreira. Muito além dos artigos e livros didáticos, é possível criar uma rotina de aprendizagem prazerosa sem perder de vista o conteúdo.

Mas, então, quais são essas atitudes? Neste artigo, trazemos as principais para você inseri-las no seu dia a dia e garantir fluência na língua. Confira!

Invista em grupos de inglês

Você tem amigos que também querem aprender inglês? Independentemente do nível que eles se encontram, juntá-los em um pequeno grupo é uma excelente forma de estimular o seu conhecimento. Isso porque quanto mais pessoas estão juntas no mesmo processo de aprendizagem, mais potente ele se torna.

Além disso, cada integrante do grupo pode contribuir para o desenvolvimento das atividades, como ler livros e artigos em inglês, assistir vídeos e filmes estrangeiros, conversar com amigos do exterior e, até mesmo, realizar uma viagem para fora do país.

A dica de ouro para tornar isso possível é convidá-los a participar de um grupo em algum aplicativo de comunicação e incentivar a realização de encontros periódicos para discutir algum tema que todos tenham interesse. Essa discussão pode — e deve! — ser feita em no idioma estrangeiro para estimular a conversação entre todos.

Assista séries e filmes em inglês

Com certeza essa é uma das melhores dicas da nossa lista. Afinal, quem não gosta de aproveitar o seu tempo livre para assistir seu filme ou série favorita? Esse tipo de entretenimento, além de ser relevante para descansar a mente após um longo dia de trabalho, também se torna uma excelente ferramenta de ensino.

Afinal, os filmes e séries em inglês podem ser assistidos com seus áudios originais, bem como com legenda em inglês ou até sem. Isso pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de escuta, interpretação e leitura, além de contribuir para o aumento do seu vocabulário.

Indo um pouco mais além, você pode diversificar o que é assistido, não se restringindo ao cinema norte-americano. Em outras palavras, não tenha medo de buscar filmes nesse idioma que apresentam as variações linguísticas do idioma. Isso permite um conhecimento maior em relação aos diferentes sotaques que existem ao redor do mundo.

Busque um curso de inglês instrumental ou tradicional

Antes mesmo de explicarmos o que é cada curso, você precisa entender como o estudo das línguas é classificado. Em qualquer idioma, temos quatro habilidades que precisam ser desenvolvidas para alcançar a fluência, são elas: fala, escrita, compreensão auditiva e leitura.

Quando falamos em cursos tradicionais de inglês, nos referimos a aulas que englobam todas essas habilidades. Nesse sentido, quem opta por realizá-lo deverá desenvolver suas competências não só em relação à fala, como também à audição, escrita e leitura.

Por outro lado, o inglês instrumental segue um caminho diferente: ele foca somente na leitura. Isso porque ele foi criado para pessoas que precisam treinar essa única característica, como quem quer realizar uma prova de proficiência. Já o anterior é voltado para aqueles que precisam utilizar o idioma em situações cotidianas.

Powered by Rock Convert

Investir em ambos os cursos, dependendo da sua necessidade, otimiza o seu processo de aprendizagem e garante a sua fluência, permitindo uma maior aptidão para lidar com os desafios de conhecer e apreender um novo idioma.

Escute podcasts em outra língua

Não é nenhum mistério que os podcasts estão liderando o mundo do entretenimento. Cada vez mais pessoas buscam palestras, conversas e audiobooks para escutar enquanto vão para o trabalho ou durante a prática de atividade física, por exemplo. Além de fortalecer o seu conhecimento, eles também são capazes de estimular o seu cérebro.

Então, por que não alinhar esse entretenimento com o estudo de outro idioma? Lançando mão de podcasts em inglês, você treina o seu vocabulário — conhecendo outras palavras e pronúncias — e o seu listening ao mesmo tempo que descobre algo novo sobre o mundo.

A nossa dica é procurar canais no YouTube ou em outras plataformas de podcasts que divulgam áudios sobre os temas que mais geram interesse em você, podendo ser sobre humor, política ou culinária, por exemplo. Assim, é possível garantir que a sua atenção não seja desviada enquanto o áudio estiver passando.

Além disso, você pode utilizar o seu grupo de estudos para compartilhar os podcasts que você achar interessante, assim como tirar um tempo para discuti-los com seus amigos. Com isso, o seu conhecimento é fortalecido e ficará muito mais fácil assimilar outras informações parecidas no futuro.

Leia blogs ingleses

Da mesma forma que os filmes, séries e podcasts ganharam destaque no nosso dia a dia, os blogs são plataformas que nunca saíram de moda. Renovando a sua tendência com as redes sociais, hoje, é possível encontrar diversas pessoas que divulgam os mais variados conteúdos na internet.

Independentemente se você se interessa por moda, viagem, relacionamento, estilo de vida ou empreendedorismo, cada um desses campos pode ser explorado por meio dos blogs. E mais: podem ser lidos em inglês. Afinal, não é somente no Brasil que existe uma grande movimentação nas redes sociais acerca dessa profissão.

Ao investir na leitura de blogs em outro idioma sobre um tema que chama a sua atenção, você se sente mais motivado a tornar essa pequena atitude em um hábito. Dessa maneira, não fica difícil conhecer novas palavras, muito menos aprimorar a sua interpretação, visto que isso já está sendo realizado periodicamente.

Vale lembrar que você não precisa se restringir somente aos blogs. A leitura é uma excelente forma de estimular o seu aprendizado e garantir que você se torne fluente na língua. Por isso, não tenha medo de explorar outros artigos e livros, buscando sempre aprimorar a sua técnica.

Registre o que foi aprendido

Por fim, não deixe de registrar tudo o que foi visto. Ao longo dos seus estudos, é normal esquecer de anotar termos relevantes e seus novos significados. Acontece que isso pode prejudicar o andamento da sua aprendizagem, tendo em vista que o registro auxilia o cérebro a assimilar os conteúdos.

Uma excelente dica é utilizar o próprio celular para tomar nota de algum termo ou frase que você encontrou durante o estudo — formal ou não. Assim, você consegue ter acesso fácil ao seu dicionário personalizado e memorizar com mais segurança às informações.

Saber como aprender inglês não precisa ser tão desafiador. Afinal, com essas pequenas atitudes, contando com o auxílio da internet e dos seus amigos, você fortalece as quatro dimensões do idioma, estimulando a sua fluência, além de garantir a ampliação das oportunidades na sua carreira profissional.

E então, o que achou do nosso artigo? Aproveite para encontrar outros conteúdos em nosso blog Inglês Experimental e assine a nossa newsletter!

graduação-semipresencialPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta