O curso de Medicina é, sem a menor dúvida, um dos mais conhecidos e procurados. Não são poucos os jovens que cresceram acalentando o sonho de curar pessoas, salvar vidas e até, quem sabe, descobrir a cura para alguma doença rara.
Esse é um belo projeto de vida, capaz de fazer qualquer pessoa se sentir realizada. Porém, também é uma carreira que exige muito estudo e dedicação, um caminho que não pode ser seguido sem que o estudante reflita sobre o assunto com muita atenção.
Por isso, nós preparamos este post para ajudar você a descobrir se Medicina é realmente a sua vocação. Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber antes de ingressar nesse curso!
Qual é o perfil do estudante de Medicina?
Para se dar bem no curso de medicina, o ideal é o que você apresente certas características que podem ajudá-lo a superar os desafios da área, tanto na vida acadêmica quanto na profissional. A seguir, você vai conhecer as principais.
Gostar de estudar
Não tem jeito: para ser médico, tem que gostar muito de estudar! Devido às inúmeras pesquisas científicas realizadas a todo o momento, a área da Saúde está em constante transformação. Assim, é preciso ler bastante e estar sempre atualizado.
Ter equilíbrio emocional
A Medicina exige muito esforço do estudante, e isso não muda depois que ele se forma. Com a grande quantidade de material para estudar e as atividades desenvolvidas em variados períodos do dia, desde aulas até plantões, é necessário ter equilíbrio para dar conta de tudo e ainda se manter saudável física e emocionalmente.
Empatia
Essa é uma característica imprescindível que todo estudante e profissional da Saúde deve ter para exercer a missão de salvar vidas. Somente assim é possível atender os pacientes de forma acolhedora e com interesse verdadeiro em solucionar os problemas deles.
Como é o curso de Medicina?
Além de perceber se você tem ou não o perfil para estudar Medicina, também é essencial conhecer melhor o curso antes de optar por ele. Para começar, saiba que a graduação de Medicina tem duração mínima de 6 anos e funciona em período integral, ou seja, as aulas podem acontecer em qualquer turno, o que significa que você precisa ter disponibilidade de horários.
O objetivo do curso é, a princípio, formar médicos generalistas — também conhecidos como clínicos gerais —, que têm um entendimento geral da Medicina. Para isso, a graduação é dividida em três fases, também chamadas de ciclos.
O primeiro ciclo introduz o aluno aos conceitos mais básicos da área, enquanto o segundo apresenta temas específicos, com um maior aprofundamento em relação às doenças e seus tratamentos. No ciclo final, chamado de internato, é quando o graduando pode realmente colocar os conhecimentos em prática, atuando em hospitais, ambulatórios e clínicas.
Assim, para que você tenha uma noção mais precisa do que se estuda nesse curso, listamos alguns dos conteúdos que compõem a grade curricular:
- Anatomia;
- Bioquímica;
- Biologia Celular;
- Clínica Cirúrgica;
- Embriologia;
- Epidemiologia;
- Ética Médica;
- Farmacologia;
- Fisiologia Humana;
- Genética;
- Histologia;
- Imunologia;
- Microbiologia;
- Parasitologia;
- Patologia Médica;
- Propedêutica Médica;
- Psiquiatria Clínica;
- Saúde da Mulher;
- Saúde da Criança;
- Saúde do Adulto;
- Técnica Operatória e Anestesiologia.
Como entrar em um curso de Medicina?
Todo mundo sabe que a graduação em Medicina é extremamente concorrida, seja nas universidades públicas ou nas particulares. Nessas últimas, além de lidar com a concorrência, ainda é necessário custear as mensalidades.
Contudo, não pense que esses são motivos para abandonar o sonho de se tornar médico. É possível conquistar a vaga, por mais concorrida que ela seja, com bastante empenho e muito estudo. Atualmente, as universidades públicas selecionam os alunos por meio do Enem, então, dedique-se muito para alcançar uma excelente nota nessa prova.
As universidades privadas, por sua vez, estão cada vez mais acessíveis graças à existência de programas que visam facilitar o ingresso de estudantes no Ensino Superior. Muitas instituições de ensino, inclusive, oferecem bolsas de estudo aos alunos.
Além disso, existem programas do governo voltados justamente para isso. O Prouni (Programa Universidade Para Todos) disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais, enquanto o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) permite que o aluno estude em uma universidade privada e pague as mensalidades depois de se formar.
Quais são as áreas de atuação do profissional?
O mercado de trabalho para o profissional formado em Medicina está sempre aquecido. A área é bastante ampla, oferecendo diversas possibilidades de atuação. A sequência a seguir apresenta apenas uma pequena parte delas. Acompanhe!
- Angiologia: especialidade que cuida das doenças dos vasos sanguíneos e linfáticos;
- Cardiologia: especialidade que trata das doenças do coração;
- Dermatologia: especialidade que se ocupa das doenças da pele;
- Endocrinologia: especialidade que trata do funcionamento das glândulas;
- Geriatria: especialidade que cuida da saúde dos idosos;
- Ginecologia e Obstetrícia: especialidade que trata da saúde da mulher;
- Hematologia: especialidade que se ocupa das patologias do sangue, medula e gânglios linfáticos;
- Neurologia: especialidade que cuida do sistema nervoso;
- Nefrologia: especialidade que se ocupa das doenças dos rins;
- Oftalmologia: especialidade que trata das doenças dos olhos;
- Oncologia: especialidade que cuida dos tumores e do câncer;
- Ortopedia: especialidade que trata do aparelho locomotor, ou seja, dos ossos, articulações, músculos e ligamentos;
- Pediatria: especialidade que cuida da saúde das crianças.
Quem se forma em Medicina tem, ainda, a possibilidade de seguir a carreira acadêmica, realizando pesquisas científicas para descobrir patologias até então desconhecidas, além de tratamentos e curas para doenças. Desse forma, o profissional ajuda não só o ambiente onde está inserido, mas a humanidade como um todo.
Conforme mencionamos no início deste artigo, a carreira médica tem o potencial de proporcionar um forte sentimento de realização pessoal, além da realização profissional. A Medicina beneficia não somente o profissional, que costuma ser muito prestigiado, mas principalmente o público atendido por ele.
Os médicos têm um papel social indispensável. São eles que cuidam da saúde de todos, curando ferimentos e doenças e salvando vidas — literalmente. O contato direto com os pacientes é uma parte muito importante do exercício desse profissional, de modo que esse caminho é recomendado somente àqueles que entendem o que esse trabalho significa para a sociedade.
Logo, podemos concluir que o curso de Medicina é a porta de entrada para grandes realizações, desde que o aluno dessa graduação leve a missão de salvar vidas realmente a sério. Por isso, antes de ingressar nesse curso ou em qualquer outro da área da Saúde, pare para refletir se isso é o que você realmente deseja.
Então, o curso de Medicina combina com o seu perfil? Deixe um comentário e nos diga se você pretende seguir essa carreira!
Excelente!
Olá Rafaela, tudo bem? Que bom que tenha gostado deste conteúdo. Continue nos acompanhando por aqui! 😊