Trabalhar na área da saúde é o objetivo de muitos jovens, que podem ficar perdidos diante de tantas possibilidades de carreira. Só entre as especialidades da Medicina existem 55 opções, segundo informações do Portal CFM. Com um leque tão diversificado assim, a escolha profissional pode se tornar um verdadeiro desafio para o universitário.
Para facilitar sua decisão, vale a pena se informar melhor sobre cada especialidade para saber quais são as principais atividades realizadas, público atendido, local de trabalho, entre outras questões. Pensando nessa dúvida, elaboramos este post com as principais opções de carreira em Medicina.
Faça uma leitura atenciosa e descubra se alguma dessas especialidades médicas que listamos tem a ver com seus objetivos profissionais!
Clínica médica
Os médicos clínicos representam o maior número de profissionais atuantes na Medicina. A especialidade é obtida já durante a carga horária obrigatória da graduação, portanto independe de uma continuação específica na formação. A atuação é abrangente e permite intervenção em diversos casos de patologias não cirúrgicas.
Quem atua na área clínica trabalha com a atenção básica à saúde do paciente. Suas atividades incluem atendimento ambulatorial, investigação, diagnóstico, orientações de tratamento primário e encaminhamento para exames e outras especialidades da Medicina, quando necessário.
Cardiologia
O cardiologista é o profissional que cuida da saúde do coração. Ele tem conhecimento aprofundado sobre as doenças cardiovasculares e suas formas de prevenção e tratamento. Trata-se de uma das áreas com alta procura pela população, considerando que os problemas cardíacos estão entre as principais causas de óbito no mundo.
O estilo de vida da sociedade contemporânea contribui para o aumento dos pacientes cardiopatas — o que inclui estresse, agitação, sedentarismo, má alimentação, obesidade, consumo excessivo de álcool e tabaco, entre outros fatores. Portanto, essa é uma especialidade da Medicina que precisa cada vez mais de profissionais qualificados.
Neurologia
A Neurologia é voltada para a identificação de problemas que afetam o sistema nervoso central — cérebro e medula espinhal, além de nervos e junção neuromuscular. O médico dessa área normalmente atua em conjunto com outros especialistas da Medicina, como psiquiatra e oftalmologista, além de profissionais de outras áreas, como psicopedagogos e neurocientistas.
Dores crônicas de cabeça, epilepsia e distúrbios dos movimentos são algumas das principais doenças avaliadas pelo neurologista. Em parceria com outros profissionais, a exemplo da Psicopedagogia, o médico ainda ajuda a identificar se existem disfunções cerebrais por trás dos transtornos de aprendizagem.
Psiquiatria
O psiquiatra investiga problemas mentais, desde depressão e transtornos de ansiedade até quadros mais limitantes como psicoses e esquizofrenia. Com frequência, o médico dessa especialidade trabalha em conjunto a psicólogos para garantir o tratamento combinado ao paciente — psicofármacos em conjunto à psicoterapia.
Vale esclarecer que os profissionais formados em Psicologia são habilitados para promover o tratamento psicoterápico, mas não podem prescrever medicamentos. Já os psiquiatras atuam de maneira mais diretiva, fazem a avaliação e a intervenção química, mas não conduzem sessões de terapia.
Endocrinologia
Nessa especialidade da Medicina, o profissional cuida de todo o sistema endócrino dos pacientes, sendo um profundo conhecedor da ação das glândulas e dos hormônios no organismo humano. A procura pelos médicos dessa área também tem aumentado devido ao índice crescente de problemas metabólicos e quadros como obesidade, diabetes, colesterol elevado, doenças da tireoide, entre outros.
Ortopedia e Traumatologia
A Ortopedia é a especialidade médica destinada ao estudo das estruturas que garantem o movimento do corpo e a locomoção — ossos, músculos, nervos, articulações, tendões e ligamentos. Atuante na avaliação, no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de lesões e fraturas, o profissional pode atuar em ambulatório, pronto-socorro, clínicas de reabilitação física e associações desportivas.
Dermatologia
O dermatologista trata alterações na pele e no couro cabeludo. Sua atuação é principalmente em clínicas e consultórios, mas existe a opção de se especializar na área de cirurgia dermatológica. Além disso, o campo de trabalho para quem escolhe essa especialidade da Medicina se estende até o ramo da estética, abrangendo possibilidades diversificadas de carreira.
Oftalmologia
Na área de Oftalmologia, o médico aprende tudo sobre a visão e realiza o diagnóstico das doenças que afetam os olhos e a estrutura ocular — como miopia, hipermetropia, astigmatismo, descolamento de retina, catarata, entre muitos outros quadros.
Assim como em outras especialidades da Medicina, o profissional desse ramo deve sempre buscar atualização. Implantes de retina e lentes de contato digitais, por exemplo, são novidades que tendem a despertar a atenção dos pacientes e elevar a procura pela avaliação oftalmológica.
Anestesiologia
Presente em todos os centros cirúrgicos, o médico anestesiologista é indispensável para a segurança de qualquer operação, de pequeno, médio ou grande porte. Além de sua relevância na preparação do paciente para cirurgia, o especialista também intervém em exames invasivos, quadros de dor intensa e monitoramento de sinais vitais, entre outras ações.
Ginecologia e Obstetrícia
Os ginecologistas e obstetras são profissionais bem conhecidos, visto que cuidam exclusivamente da saúde da mulher. Nesse campo da Medicina, o profissional realiza exames preventivos, como o Papanicolau, detecta alterações no sistema reprodutor feminino, direciona os métodos de contracepção e prepara a paciente para a gestação.
O médico também pode realizar o acompanhamento da gravidez. No entanto, para cuidar da paciente na fase gestacional, é preciso de uma especialização em cuidados pré-natais, parto e pós-parto, com foco no desenvolvimento fetal e nas alterações fisiológicas da gestante.
Pediatria
Essa também é uma das especialidades da Medicina mais procuradas pelos formandos, assim como pela população. O pediatra acompanha as fases do desenvolvimento infantil e avalia os sinais de atraso motor ou cognitivo. Em casos específicos, o diagnóstico é articulado em conjunto com outros profissionais — neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
Como vimos no início do post, ao todo são 55 especialidades da Medicina, portanto o leque de opções é bem amplo para os futuros médicos. A fim de facilitar a escolha, considere sua afinidade com cada área e pesquise mais a fundo sobre o mercado de trabalho. Ao chegar à conclusão da carreira certa, defina seu objetivo final e boa sorte nessa longa — e recompensadora — jornada!
Para conhecer nossos cursos e saber mais sobre a profissão que você pretende seguir, entre com contato com a Unipar!
[rock-convert-cta id=”2113″]