Antes de iniciar a vida universitária, é preciso considerar as mudanças que devem fazer parte da nova rotina. Afinal, a intenção é fazer com que esse momento seja o mais agradável e produtivo possível, não é verdade? Por isso, morar perto da faculdade é uma facilidade que pode fazer toda a diferença.
Essa é a razão pela qual os arredores de uma instituição de ensino quase sempre são cheios de estudantes que vivem sozinhos, em grupo ou com suas famílias. Já parou para pensar por que a proximidade pode ser vantajosa? Acompanhe a seguir os motivos que listamos!
1. Otimização do tempo
Essa é uma das justificativas mais óbvias para morar perto de um local que você precisa visitar com frequência. Estudar em uma universidade e optar por um curso presencial normalmente exige que o aluno esteja presente no campus todos os dias da semana ou na maioria deles para frequentar as aulas.
Logo, quanto menor for a distância entre a sua casa e a faculdade, menos tempo será necessário para fazer esse trajeto diariamente. O que isso significa? Que o benefício de gastar menos tempo vai gerar um desgaste menor — o que também é ótimo —, mas sua importância é a possibilidade de poder otimizar a rotina.
Isto é, sobra mais tempo para dedicar a outras atividades, desde poder dormir um pouco mais até estender os horários de estudo ou, quem sabe, lidar com as tarefas domésticas. Por exemplo, para quem tem que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, não há alternativa melhor.
Cada um pode escolher como empregar essas horas ou minutos a mais, já que quem mora longe costuma perder um bom tempo para se deslocar (ainda mais em cidades com trânsito intenso).
2. Redução de custos
Economia é uma palavra-chave para os estudantes universitários! A realidade de muitos é ter um orçamento limitado e toda chance de economizar é uma ótima ideia até para conseguir pagar a faculdade. Para aqueles que não precisam se preocupar tanto com os gastos, não deixa de ser uma vantagem para desembolsar dinheiro com outras coisas.
Viver próximo da faculdade é reduzir os custos de deslocamento diário, independentemente de qual for o meio de transporte escolhido — ônibus, táxi, aplicativos ou combustível para um veículo próprio. Basta caminhar até chegar ao destino e preservar suas finanças de uma despesa considerável no fim do mês (e ainda movimentar o corpo, o que vai favorecer sua saúde).
A alimentação é outro aspecto que dá para economizar. Quando sua casa está por perto, nem sempre é necessário gastar com comida em lanchonetes, restaurantes etc. Você mesmo pode preparar suas refeições e deixar tudo pronto para comer em casa, o que ajuda a poupar dinheiro.
3. Menos estresse com o trânsito
Quem mora em uma grande cidade sabe como ficar parado no trânsito pode ser estressante. Porém, não é preciso viver em São Paulo ou qualquer outra megalópole para vivenciar essa situação, pois até em municípios menores é possível sofrer com as dificuldades de tráfego.
Às vezes, atravessar uma pequena ou média cidade em horários de pico também vai custar tempo e disposição da sua parte. Sendo assim, nada melhor do que morar perto da faculdade e evitar esse tipo de desgaste. Certamente você vai chegar em casa mais motivado para continuar estudando e resolvendo todos os seus afazeres.
4. Maior desempenho nos estudos
Não pense que tantas vantagens poderiam resultar em outra coisa. A verdade é que facilitar a vida de um estudante é oferecer a ele mais tempo e energia para dedicar aos estudos — afinal, esse é seu principal objetivo no momento, certo?
Em primeiro lugar, estar próximo da faculdade permite que o acesso a ela possa ser feito sem maiores problemas. Você pode programar de estudar no campus quando quiser, visitar a biblioteca e laboratórios, tirar dúvidas com os professores, participar de eventos extras, enfim, aproveitar tudo o que é oferecido pela instituição.
É claro que o comprometimento do aluno é o que mais importa e alguns conseguem manter um desempenho excelente mesmo morando longe, enquanto quem mora por perto nem sempre é tão dedicado. O segredo está em usufruir dessa distância favorável para reforçar os estudos, inclusive aproveitando a oportunidade de otimizar o tempo que já falamos acima.
5. Melhor qualidade de vida
Acordar mais cedo, ficar preso no trânsito, comer qualquer coisa fora de casa, viver na correria e sentir-se sempre cansado: esses são fatos comuns para uma pessoa que não consegue manter uma vida tão saudável e produtiva. O esgotamento físico e mental prejudica o rendimento em todos os sentidos.
Por outro lado, quem não passa por isso tem a obrigação de perceber esse privilégio e desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Noites de sono mais longas, agilidade nos deslocamentos, possibilidade de programar uma alimentação equilibrada, menos estresse e mais tempo para organizar a rotina.
Ter comodidade no dia a dia realmente é capaz de deixar tudo mais leve para que cada pessoa possa cumprir seus compromissos, se concentrar nos estudos e levar uma vida mais satisfatória — inclusive, afastando sentimentos e outros males que pioram toda a situação, gerando até mesmo doenças e complicações mais graves.
6. Mais tempo para o lazer
Por último e não menos importante: morar perto da faculdade é ter mais tempo para o seu lazer! Não vivemos apenas de obrigações, e ter uma agenda organizada permite que você consiga conciliar os seus compromissos com um pouco de diversão.
O tempo extra pode ser usado na rotina de estudos durante a semana? Com certeza, mas não faz mal aproveitá-lo de vez em quando para ver um filme, praticar o seu esporte favorito, sair com os amigos ou combinar um passeio com a família. Os momentos de descanso e entretenimento são parte do nosso bem-estar, por isso não devem ser deixados de lado.
Depois de descobrir todos esses motivos para morar perto da faculdade, não deixe de considerar essa opção para ter uma vida mais organizada e saudável. Se puder, faça essa escolha e aproveite para curtir todos os seus benefícios no dia a dia!
Para continuar acompanhando as nossas publicações e dicas, assine a newsletter do blog da Unipar e fique de olho na sua caixa de e-mail!