Pós-graduação: como essa especialização pode alavancar sua carreira?
Pós-graduação Pós-graduação

Como a pós-graduação pode alavancar a sua carreira profissional

6 minutos para ler

O aprendizado é como um ciclo: o estudante começa a dar os primeiros passos na pré-escola, passando pelo Ensino Fundamental e terminando a educação básica no Ensino Médio. Se ele quer impulsionar seus conhecimentos, define um curso de Ensino Superior e, por 4 ou 5 anos, investe ainda mais nos estudos.

Porém, os ciclos sempre se renovam e, a fim de se destacar no mercado de trabalho, o ideal é investir nos cursos de pós-graduação. É inegável a importância dessa etapa na vida de todo profissional. Além de enriquecer e dar grande peso ao currículo, ela consiste em uma extensão da vida acadêmica, possibilitando um aprendizado contínuo e uma atualização constante.

A pós-graduação tem duas modalidades: a lato sensu (especializações e MBAs), que é direcionada ao mercado de trabalho, e a stricto sensu (mestrado ou doutorado), que já é para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica. Geralmente, a duração desses cursos varia de 360 horas (para especializações) até 42 meses.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o assunto, chegou o momento de entender a importância da pós-graduação na carreira profissional. Siga conosco e boa leitura!

Por que é tão importante fazer uma pós-graduação?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas veem a necessidade de escolher com mais critério os profissionais que vão compor seu quadro de funcionários. Por essa razão, quem tem o currículo com mais experiências, consequentemente já sai na frente da conquista pela vaga.

Mas não para por aí! Por isso, listamos outros benefícios que o ato de optar pela pós-graduação agrega à sua carreira profissional. Confira!

Valorização do salário

A primeira grande vantagem da pós-graduação na carreira de um profissional é a valorização do salário. De acordo 54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação em 2018, a remuneração de alguém que tenha mestrado ou doutorado pode aumentar em impressionantes 118% para a posição de analista.

Isso acontece porque as empresas estão em busca de profissionais capacitados, que vão levar o negócio a outros níveis na vantagem competitiva. Afinal, as chances de encontrar o colaborador ideal em alguém que fez pós-graduação são bem maiores, uma vez que eles apresentam conhecimentos mais aprofundados no ramo requerido.

Atualização constante

Para crescer ainda mais na carreira, o profissional precisa se atualizar constantemente. Conhecer todas as tendências de sua área de atuação e se antecipar aos desafios do mercado de trabalho é essencial para ter sempre as melhores oportunidades. Fazendo uma pós-graduação, o estudante tem acesso a informações valiosas para essa jornada.

Além disso, a pós-graduação é um requisito imprescindível para quem tem afinidade com a pesquisa e apreço pela comunidade acadêmica. Atuar na área da docência já tem seu primeiro passo nesses anos do curso, em que o profissional se aprofunda em seu objeto de estudo e tem a chance de melhorar seu networking — como veremos no próximo tópico.

Powered by Rock Convert

Melhoria do Networking

Uma das melhores formas de adquirir conhecimento é trocando experiências e conselhos com outros profissionais. Por essa razão, é importante cultivar um bom networking — ou seja, uma rede de contatos eficiente, com as pessoas certas. Certamente, você começa a construí-la desde os primeiros meses de faculdade, por meio das aulas, palestras e atividades extracurriculares.

Em um curso de pós-graduação, o estudante tem a chance de se conectar com colegas que, por vezes, vieram de instituições de ensino diferentes — o que potencializa a troca de experiências. Além de desenvolverem seus conhecimentos juntos e solucionar qualquer lacuna que exista em sua educação, essa rede de contatos pode se tornar indicações de emprego no futuro.

A indicação, inclusive, pode vir também dos professores da pós-graduação. Acompanhando de perto os objetos de pesquisa dos estudantes, esses educadores criam afinidades e, caso tenham a oportunidade, já sabem quem indicar. Esses profissionais são, geralmente, reconhecidos no mercado e, por sua vez, têm um excelente networking — seu objetivo é chegar lá, certo?

Aprofundamento em sua área de interesse

Quando você escolhe um curso de pós-graduação, provavelmente o primeiro pensamento é se aprofundar em uma área de seu interesse. Durante um ano e meio ou dois anos, você estará com o foco totalmente em um objeto de estudo, adquirindo conhecimentos para compor a sua tese — que será apresentada ao final dessa etapa.

Diferente do Ensino Superior, em que há uma dependência um pouco maior do corpo docente durante o aprendizado, na pós-graduação, os estudantes são incentivados a entrar com tudo na pesquisa. Os professores estão ali para direcionar as atividades e tirar as dúvidas — mas o trabalho será feito completamente pelo pós-graduando.

Em um curso dessa modalidade, o profissional será instigado a todo momento a aprender e desenvolver suas habilidades. É preciso investir no pensamento crítico e nas técnicas de pesquisa para chegar a um trabalho digno de um especialista, mestre ou doutor.

Essa área de interesse não precisa ser, necessariamente, a mesma que o estudante imaginava quando escolheu o curso da universidade. Supondo que tenha se formado em Sistemas da Informação, por exemplo, é possível se especializar em WEB e Dispositivos Móveis — setor que está em alta no mercado.

Visibilidade no mercado de trabalho

Por fim, com esses benefícios, o profissional ganha ainda mais visibilidade no mercado de trabalho. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, quem apresenta em seu currículo um desses títulos que mencionamos anteriormente já é visto com outros olhos pelos recrutadores.

Se você fizer o curso de pós-graduação em uma instituição de ensino de qualidade e que se preocupa com a pesquisa, já estará automaticamente um passo à frente da concorrência. Lembre-se de que, como dissemos, as empresas estão em busca de profissionais com visão estratégica e prontos para lidar com os desafios da profissão.

Viu só? Os benefícios de investir em um curso de pós-graduação são inegáveis. Você tem melhores oportunidades de salário e cargos, além da possibilidade de se manter atualizado numa área de que gosta e se destacar no mercado de trabalho — sem falar no aumento da rede de contatos, que podem render boas indicações de emprego. Por isso, é importante não ficar de fora dessa ideia!

Ficou com alguma dúvida a respeito da importância da pós-graduação ou quer saber mais sobre os impactos que ela tem na formação profissional? Deixe seu comentário logo abaixo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta