Qual faculdade devo fazer? Siga estes passos antes de tomar a sua decisão - Blog Unipar

Qual faculdade devo fazer? Siga estes passos antes de tomar a sua decisão

6 minutos para ler

Sem dúvida, escolher a profissão é uma das decisões mais desafiadoras da vida. Afinal, a escolha envolve uma maturidade que às vezes ainda não alcançamos, principalmente no caso de quem precisa se decidir ainda muito jovem. Nessas horas, o dilema sobre qual faculdade fazer costuma tirar o sono e trazer bastante dor de cabeça.

No entanto, é plenamente possível tomar essa decisão de uma forma tranquila e livre de pressões. Agir com inteligência emocional e fazer uma pesquisa aguçada sobre os cursos resumem os passos necessários para escolher uma boa faculdade. Se você quer se decidir sem estresse ou arrependimentos, continue a leitura deste post e aprenda como escolher!

Invista em autoconhecimento

Autoconhecimento é uma das palavras mais poderosas do século XXI. Não é para menos, já que hoje em dia muito se fala da importância de controlar a ansiedade e zelar pela saúde mental. Nesse sentido, se conhecer a fundo é imprescindível para descobrir suas potencialidades e saber qual é o seu perfil profissional. Assim, fica mais fácil vislumbrar quais são as carreiras mais compatíveis.

Também é importantíssimo ponderar as escolhas profissionais com as questões pessoais de modo a evitar frustrações e arrependimentos. Até porque estamos falando de uma decisão que vai impactar todo o seu futuro. Se estiver difícil desenvolver o autoconhecimento sozinho, considere contar com orientação especializada.

Os famosos testes vocacionais são uma ótima solução para quem está se sentindo perdido e não sabe nem por onde começar. O teste indicará caminhos que tenham a ver com suas competências e personalidade, auxiliando a escolher o curso certo e a traçar um bom plano de carreira para ter sucesso profissional.

Defina seus objetivos

De nada adianta descobrir qual a graduação que mais combina com a sua personalidade se você não definir seus objetivos profissionais. Mais do que saber por onde começar, é preciso saber aonde se quer chegar, traçando metas palpáveis de curto, médio e longo prazo.

Dividir seus objetivos nessas categorias é interessante porque ajuda a visualizar cada passo da trajetória. Assim, as metas não ficam parecendo inalcançáveis e você se sente mais motivado durante o percurso. Dando um passo de cada vez, você naturalmente seguirá em busca das realizações maiores.

É claro que ter disciplina e manter o foco são fatores cruciais na construção dessa jornada, pois toda conquista exige esforço e dedicação diária. Portanto, desenvolva estratégias para seguir concentrado nos seus objetivos, como ter um bom planejamento pessoal, fazer uma lista completa de afazeres e ter uma rotina saudável.

Escolha uma das três grandes áreas do conhecimento

Quem está se perguntando “qual faculdade devo fazer” com certeza já se imaginou atuando em diversas profissões das mais diferentes áreas. Esse exercício é sim muito importante, porém deve ser direcionado. Só assim os resultados serão mais certeiros. Por exemplo: em vez de pensar se você quer ser médico ou advogado, tente pensar em quais são suas matérias preferidas no colégio.

O que você mais gosta? O que tem mais facilidade para aprender? Você tem interesse em se aprofundar nesse tipo de conteúdo? Responder essas questões é um ótimo ponto de partida para se guiar por uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, Ciências Humanas ou Ciências Biológicas.

Além disso, procure conhecer a rotina das profissões do seu interesse para saber como é o dia a dia de trabalho. Se possível, converse com profissionais da área e veja como está o mercado naquela função, quais são as possibilidades de atuação, se as perspectivas são promissoras, quais as médias salariais, entre outros aspectos pertinentes que podem nortear sua escolha.

Conheça os cursos e instituições de ensino de referência

As universidades disponibilizam em seus sites todas as informações relativas aos cursos oferecidos, como o objetivo da graduação, a metodologia de ensino e a grade curricular. Ficar atento a essas explicações é essencial para saber se é isso mesmo o que você espera do curso de sua preferência. Também vale a pena conversar com estudantes que já estão na universidade para ter uma visão mais ampla das graduações.

Outro ponto primordial é verificar a avaliação dos cursos no Ministério da Educação. O MEC avalia os cursos superiores do país com notas de 1 a 5, sendo os mais bem avaliados aqueles que alcançam nota igual ou superior a 3. Isso atesta que o ensino é de qualidade e aponta para a excelência da instituição de ensino.

Inclusive, não deixe de pesquisar o histórico da faculdade para saber como a instituição é vista no mercado de trabalho. Avalie também o conteúdo programático das graduações e veja se o programa é amplo e abrangente, aliando teoria e prática para contemplar todos os pontos necessários em uma boa formação.

Aproveite para visitar o campus e checar as instalações da faculdade, como a infraestrutura das salas de aula, bibliotecas e laboratórios. Afinal, esses elementos serão indispensáveis na sua rotina de estudo. Não se esqueça de pesquisar sobre o corpo docente da universidade, priorizando instituições que tenham profissionais com formação de mestrado e doutorado em seu quadro de funcionários.

Participe de feiras e mostras de profissões

Se você ainda não foi a uma feira de profissões, trate de colocar essa tarefa na sua agenda. Participar desse tipo de evento ajuda a conhecer melhor as grandes áreas do conhecimento e a entender a importância de cada ofício. As mostras também são interessantíssimas do ponto de vista do networking, pois permitem fazer contatos que podem auxiliar na descoberta do seu perfil profissional e inspirar carreiras de sucesso.

Portanto, quem está nesta fase decisória, deve frequentar o máximo de feiras que puder, até porque algumas mostras podem ser mais completas que outras. Normalmente, as próprias instituições de ensino organizam esse tipo de evento a cada semestre do ano. Basta pesquisar a respeito e se programar para a feira, aproveitando para conferir de perto as instalações das faculdades.

Com esses passos, resolver o dilema sobre “qual faculdade devo fazer” ficou muito mais fácil do que você imagina. Mas lembre-se de que tomar a decisão é apenas o primeiro passo do percurso. Uma trajetória de sucesso também depende da escolha da instituição de ensino certa para acompanhar sua caminhada. 

Na Unipar você estuda em uma faculdade pioneira e líder de mercado, com foco na tradição e qualidade de ensino! Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça os cursos oferecidos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta