Começar um curso superior e desanimar é bastante comum. Às vezes, isso tem a ver com a profissão escolhida, com dificuldades para manter os estudos em dia, ou até mesmo devido a algum descontentamento com a instituição de ensino. Para esse último caso, temos uma boa notícia: é possível realizar a transferência de universidade.
A maioria das instituições de ensino superior conta com a possibilidade de ingresso por transferência. Isso significa que você pode trocar de universidade durante o curso sem perder tudo o que já fez até então. É isso que você procura? Então, continue a leitura deste texto para entender melhor sobre esse procedimento!
O que é a transferência de universidade?
A transferência de universidade, em termos técnicos, é chamada de transferência externa. Ela consiste na troca de instituição de ensino superior, o que pode ser feito durante a graduação por motivos diversos.
Para solicitar esse procedimento, você precisa se informar sobre os critérios estabelecidos, tanto na instituição de origem quanto naquela para a qual você deseja se transferir. Isso porque cada universidade tem regras próprias em relação aos prazos de solicitação, ao aproveitamento de disciplinas, à documentação para realizar a matrícula etc.
Anote aí algumas das principais questões que você deve se informar antes de solicitar a transferência!
Tempo mínimo e máximo
Em geral, as universidades oferecem a opção de ingresso por transferência a qualquer tempo da graduação. Porém, a instituição para a qual você quer ir pode ter algum tipo de exigência, como ter concluído ao menos um ou dois semestres letivos na unidade de origem.
Prazos no calendário acadêmico
Outro ponto importante é verificar se há prazos específicos para essa solicitação no calendário acadêmico, tanto na unidade de origem como na de destino. Muitas vezes, as instituições de ensino definem o início do semestre letivo como o período para ingresso por transferência.
Documentação
Novamente, cada instituição de ensino tem suas exigências. No entanto, é comum que entrem na lista de documentos para transferência:
- documento de identidade do aluno;
- declaração de matrícula na universidade de origem;
- histórico escolar com indicação das disciplinas cursadas;
- documento que comprove o reconhecimento do curso e da instituição de origem pelo Ministério da Educação (MEC);
- currículo pleno do curso de origem, bem como as ementas das disciplinas cursadas;
- comprovante de pagamento da taxa para transferência à universidade desejada, entre outros.
Realização de vestibular
Isso também depende dos critérios estabelecidos por cada universidade. Normalmente, as instituições de ensino exigem, sim, a realização de um novo vestibular ou a apresentação da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Também pode acontecer de ser aplicada uma prova diferente e menos exigente do que o vestibular tradicional, por exemplo, apenas uma redação.
Aproveitamento de disciplinas
Você viu que havia as ementas das disciplinas cursadas entre os documentos comumente solicitados, não é? Isso porque, em geral, as universidades tentam adequar o currículo do aluno, eliminando as matérias já feitas, desde que o programa e a carga horária exigida tenham sido contemplados.
Isso vale, é claro, para o caso de você realizar a transferência de instituição, mas para o mesmo curso ou algum relacionado. Por exemplo, se estiver fazendo Administração e, na nova universidade, optar por Ciências Contábeis, pode ser que consiga eliminar algumas matérias em comum entre esses cursos.
Quais são os motivos para trocar de universidade?
Agora, se você não tem certeza se deve mesmo solicitar a transferência de universidade, dê só uma olhada em alguns dos principais pontos para avaliar antes da sua decisão!
Notas do MEC
As notas do MEC são excelentes indicadores da qualidade do curso e da instituição de ensino. Por isso, não tenha medo de trocar de universidade caso veja que ela tem avaliações ruins ou inferiores a alguma outra. Buscar uma universidade de excelência é um investimento no seu currículo e na experiência acadêmica.
Metodologia de ensino
Cada instituição de ensino tem uma abordagem pedagógica, e pode ser que você não sinta identificação com as metodologias de ensino adotadas na sua universidade, o que pode prejudicar o seu rendimento. Por isso, vale a pena buscar uma instituição que seja mais compatível com as suas expectativas para o processo de aprendizagem.
Atendimento aos alunos
Isso vale sobretudo para a universidade de destino: antes de concluir o procedimento, avalie bem como se dá o atendimento. O ideal é começar a nova relação com o pé direito. Isso se dá quando a instituição de ensino demonstra disposição e prestatividade na hora de passar informações e tornar esse processo mais descomplicado e produtivo para você.
Qualificação dos professores
A qualificação dos professores é um dos principais aspectos a considerar na escolha de uma universidade e, por isso, também entra na conta se você está pensando em fazer uma transferência. Afinal, o nível de conhecimento dos docentes é responsável por uma boa parte do seu sucesso na preparação para o mercado de trabalho.
Atividades extracurriculares
Por fim, a oferta de atividades extracurriculares é outro ponto a considerar nesse momento. Se a sua universidade atual não conta com oportunidades para o seu desenvolvimento profissional e acadêmico, como mentorias e programas de iniciação científica, vale a pena trocar. Lembre-se de que a sua formação vai muito além da sala de aula.
Por que você deve vir para a Unipar?
Já se convenceu a trocar de instituição de ensino? Então, temos uma ótima dica: venha para a Unipar! Aqui, você terá a melhor experiência acadêmica. Afinal, somos uma universidade nota 5 no Conceito Institucional (CI) do MEC. Isso quer dizer que fazemos parte de um grupo de excelência e que serve de referência para as demais instituições de ensino superior.
Além disso, temos uma infraestrutura de ponta. Você pode escolher uma de nossas 7 unidades no Paraná para realizar seu curso presencial e semipresencial, nas seguintes localidades:
- Umuarama;
- Toledo;
- Guaíra;
- Paranavaí;
- Cianorte;
- Cascavel;
- e Francisco Beltrão.
Ainda, temos mais 20 polos de educação a distância (EAD) pelo Brasil, caso prefira o curso online. Você conta também com centenas de ambientes especiais de estudo distribuídos nessas unidades, incluindo clínicas, laboratórios, ateliês e bibliotecas com acervos extensos.
Tudo isso sem contar os mais de 40 anos de tradição, a variedade de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos, além das iniciativas para a potencializar o seu aproveitamento durante os estudos e as facilidades para o pagamento das mensalidades.
Conseguiu entender o que é a transferência de universidade e o que levar em conta antes de solicitar esse procedimento? Como você viu, trata-se de um excelente recurso para quando você tem algum descontentamento com a sua formação atual. Afinal, a sua futura carreira merece o melhor!
Então, que tal investir em uma educação superior de excelência? É simples: chame a gente no WhatsApp e veja como se tornar um de nossos alunos!